Flamengo abre o placar no Chile, mas acaba cedendo empate para Ñublense na Libertadores
Gabi marcou o gol rubro-negro na primeira etapa. Equipe está em segundo lugar no Grupo A com cinco pontos
Em jogo válido pela quarta rodada da Libertadores, o Flamengo empatou com o Ñublense por 1 a 1 nesta quarta-feira (24), no Estádio Municipal de Concepción, no Chile. Gabi, ainda na primeira etapa, marcou o gol rubro-negro. Com o resultado, o Mais Querido somou cinco pontos e está na segunda colocação do Grupo A.
O jogo
Apesar de jogar fora de casa, o Flamengo começou a partida tomando a iniciativa e trocando passes para chegar rápido ao ataque. O Ñublense, por sua vez, se postava todo atrás à espera de encaixar os contra-ataques. O primeiro chute a gol do Rubro-Negro aconteceu aos 16’. Cebolinha arrancou na esquerda e tocou para a entrada da área. Gerson fez o corta-luz e a bola chegou em Vidal, que arriscou de canhota para defesa do goleiro.
De tanto rodar a bola no setor ofensivo, o Mengão encontrou uma brecha para abrir o marcador ainda no primeiro tempo. Aos 32’, David Luiz lançou para Gerson nas costas da marcação, ele consegue ajeitar de peito, a bola desvia na zaga e sobra na medida para Gabi pegar de primeira e estufar as redes do time chileno: 1 a 0. Com controle do jogo, o Mais Querido foi para o intervalo com a vantagem.
Na volta para a segunda etapa, o Flamengo seguiu trocando passes e circulando a bola perto da área do Ñublense. Precisando ir para cima, a equipe chilena ameaçava mais a meta de Matheus Cunha e criava algumas oportunidades.
Aos 27’, o Ñublense chegou ao empate com Jorge Henríquez, que passou pelo meio da defesa rubro-negra e bateu no canto direito do goleiro: 1 a 1. Com as substituições feitas por Sampaoli, o time rubro-negro voltou a controlar a posse de bola e se mandar ao ataque. Aos 36’, Pedro lançou Gerson na área, que driblou o goleiro e finalizou. A zaga chilena conseguiu afastar.
No último lance da partida, Ayrton Lucas cruzou na área, a zaga afastou errado e a bola sobrou para Pedro. O camisa 9 tentou encobrir o goleiro, que deu um tapa com a ponta dos dedos para escanteio. Fim de jogo no Chile com empate e um pontinho na bagagem.
Próximo compromisso
O Rubro-Negro volta a campo no próximo sábado (27) para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão.
Flamengo
Matheus Cunha; Varela (Léo Pereira), Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia, Gerson e Vidal (Erick); Cebolinha (Victor Hugo), Gabi e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Ñublense
Nicola Pérez; Rebolledo (Vilches), Cerezo, Rafael Carioca, Zalazar e Campusano; Lorenzo Reyes, Rivera (Jorge Henríquez), Juan Leiva (Provoste) e Oyarzo (Aránguiz); Patricio Rubio (Córdova).
Técnico: Jaime García.
Ficha técnica
Ñublense 1×1 Flamengo – 4ª Rodada do Grupo A da Libertadores
Local: Estádio Municipal de Concepción – Chile
Data: 24/05/2023
Arbitragem: Esteban Ostojich (URU), Andres Nievas (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
Cartões amarelos: Rivera (NUB), Vidal (FLA), Lorenzo Reyes (NUB), Patricio Rubio (NUB), Gerson (FLA) e Victor Hugo (FLA)
Gols: Gabi (32’1ºT) e Jorge Henríquez (27’2ºT).
Palmeiras bate Cerro e fica perto das oitavas da Libertadores
O Palmeiras foi até o Estádio La Olla, em Assunção, e derrotou o Cerro Porteño (Paraguai) por 3 a 0 (dois gols de Artur e um de Rony), na noite desta quarta-feira (24). Este resultado deixou o Verdão na vice-liderança do Grupo C da Copa Libertadores.
Agora a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira soma os mesmos nove pontos do líder da chave, o Bolívar (Bolívia), que bateu o Barcelona de Guayaquil (Equador) por 1 a 0 na rodada. Desta forma a equipe brasileira fica a um empate da classificação para as oitavas de final quando faltam duas rodadas para o final da fase de grupos.
Apesar de acabar derrotado no final, o Cerro iniciou o confronto dando trabalho ao Palmeiras. Porém, a situação da equipe paraguaia se complicou aos 14 minutos do primeiro tempo, quando o lateral Báez recebeu cartão vermelho após falta dura em Artur.
Com um a mais a partida mudou de dinâmica, e o Verdão abriu o placar aos 24 minutos. Zé Rafael roubou a bola no meio de campo e lançou Rony, que apenas rolou para o meio, onde Artur chegou batendo de chapa para marcar um belo gol.
O camisa 14 voltou ser decisivo aos 12 minutos da etapa final. Rony recebeu na linha de fundo de Dudu e cruzou rasteiro para Artur, que não perdoou. Mas ainda faltava o gol do camisa 10 do Palmeiras. Após duas assistências, Rony deixou o seu aos 22 minutos, quando, após receber lançamento, driblou o goleiro adversário antes de bater para o gol vazio.
Corinthians se complica
Quem ficou em situação muito complicada na competição continental foi o Corinthians. Jogando no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, o Timão não passou do 0 a 0 com o Argentinos Juniors (Argentina) e permanece na terceira posição do Grupo E, agora com quatro pontos.
Já o Argentino Juniors mantém a liderança da chave com o resultado, agora com 8 pontos. O vice-líder é o Independiente del Valle (Equador), com 6 pontos. O Liverpool (Uruguai) é o lanterna com os mesmos 4 pontos do Timão.