Deputados querem proibir vermelho na camisa da seleção

Propostas que obrigam a seleção a usar apenas as cores verde, amarelo, azul ou branco foram protocoladas hoje por deputados do PL e MDB. Carlos Jordy (PL-RJ), Coronel Meira (PL-PE), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Zé Trovão (PL-SC) são os autores dos projetos.
A possível camisa vermelha do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 fez com que, até agora, quatro projetos de lei contra o uso da cor fossem protocolados na Câmara dos Deputados.Deputados falam em respeito às cores do Brasil e aos valores nacionais. “É imperioso, portanto, assegurar que a imagem do Brasil, interna e externamente, seja fiel aos símbolos que nos representam enquanto nação soberana, respeitando nossas tradições e promovendo um sentimento de unidade e de respeito aos valores nacionais.”, disse Otoni na justificativa do projeto.
A notícia de que o Brasil vai vestir uma camisa vermelha na próxima Copa foi dada ontem pelo site Footy Headlines, referência em vazar uniformes antes do lançamento. O portal, que já havia divulgado que o segundo uniforme da seleção teria cor inédita após a aposentadoria do azul, informou que o novo modelo será em “vermelho moderno e vibrante”.
Apesar de tudo parecer acertado para o lançamento do novo uniforme, a cor inédita da segunda camisa pode estar em discordância com as regras da própria CBF. Em seu estatuto, a Confederação determina que os uniformes “obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema” da instituição, “podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela diretoria.”