Agora1

City vence o Fluminense e conquista Mundial de Clubes da Fifa

22 de dezembro de 2023 - 20:20
Foto:fifa.com

O Manchester City venceu o Mundial de Clubes da FIFA pela primeira vez depois de derrotar o Fluminense por 4 a 0 na final em Jeddah.

Os gols de Julian Alvrarez e Phil Foden, além de um gol contra de Nino, do Fluminense, colocaram o City três gols à frente, antes que o gol de Alvarez no final garantisse uma vitória histórica, já que o City derrotou os vencedores da Copa Libertadores em uma final divertida no King Abdullah Sport City.

A vitória marca o fim de um 2023 notável para o City, um ano que viu Pep Guardiola se tornar o primeiro na história do futebol inglês a conquistar simultaneamente a Premier League, a FA Cup, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes da FIFA.

O QUE ACONTECEU

O City saiu na frente aos 39 segundos, quando Nathan Ake cortou uma saída ruim do lateral-esquerdo do Fluminense, Marcelo, avançou e acertou um chute de longe que ricocheteou na trave e entrou no caminho de Julian Alvarez, que de peito mandou a bola para a rede.

Foi uma finalização inteligente de um atacante que possui instintos excepcionais dentro da área, sendo esse o seu nono gol da temporada até o momento.

De fato, desde que ele se juntou ao City em 2022, nenhum jogador marcou em tantas competições diferentes quanto o vencedor da Copa do Mundo.

Em um primeiro tempo que foi bastante disputado, o City passou por um grande susto aos 17 minutos, quando Germán Cano, do Fluminense, recebeu um passe para o gol e foi derrubado na área por Ederson, mas o atacante argentino estava em posição de impedimento. A verificação do VAR que se seguiu confirmou que a decisão foi correta.

Um gol contra do capitão do Fluminense, Nino, dobrou a vantagem do City logo em seguida. O excelente passe de Rodri encontrou Phil Foden, cuja tentativa de cruzamento da esquerda da área foi desviada para o próprio gol pelo zagueiro brasileiro.

O City estava assumindo cada vez mais o controle do jogo e Jack Grealish obrigou o goleiro Fábio a fazer uma bela defesa em chute rasteiro, depois que o atacante do City passou por Ganso e chutou firme da entrada da área.

O City deveria ter feito o terceiro gol logo após o reinício do jogo, quando Foden, da entrada da área, chutou para Fábio espalmar; no rebote, Bernardo Silva finalizou de cabeça nas mãos do goleiro do Fluminense. O craque português, que marcou um belo gol na semifinal sobre o Urawa Red Diamonds na quarta-feira, deveria ter feito melhor.

O jogo estava se tornando cada vez mais acirrado, com o Fluminense marcando mais forte e com entradas duras. O substituto Alexsander acertou o tornozelo de Rodri, que pareceu sentir um desconforto significativo. O meio-campista de 20 anos do Fluminense recebeu o cartão amarelo do árbitro Szymon Marciniak pela falta.

O City fez 3 a 0 aos 71 minutos, quando o cruzamento de Alvarez foi desviado para o gol por Foden. Rodri, ainda com dificuldades, teve que deixar o campo de jogo segundos depois do terceiro gol, sendo substituído por Manuel Akanji.

Ederson espalmou por cima do travessão uma finalização de John Kennedy depois de uma boa jogada e um potente chute de longa distância, antes de Alvarez marcar seu segundo gol e o quarto do City com um brilhante chute rasteiro para garantir o título mundial.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.