Chelsea marca no fim e elimina Palmeiras do Mundial de Clubes

Em jogo equilibrado, time londrino faz 2 a 1 no Alviverde e garante classificação para enfrentar o Fluminense na semifinal do Mundial.
Em mais um duelo bastante equilibrado entre um time brasileiro e um europeu, o Chelsea derrotou o Palmeiras por 2 a 1 e avançou à semifinal do Mundial de Clubes da FIFA 2025™.
Na próxima fase, os Blues enfrentarão o Fluminense, na terça-feira (8), em Nova York-Nova Jersey, depois de o Tricolor das Laranjeiras ter eliminado o Al Hilal, da Arábia Saudita.
O jogo
A marcação adiantada do Chelsea, uma de suas principais características sob o comando de Enzo Maresca, criou grande dificuldade para o Palmeiras desde os primeiros minutos. A partir do momento em que recuperava a bola, o time londrino acionava rapidamente seus homens de frente diante de uma defesa em situação desfavorável.
Foi dessa forma que saiu o gol de Palmer, que se movimentou na entrada da área às costas de Richard Rios e à frente da zaga. Ele cortou para a esquerda sem que Micael conseguisse chegar para o combate, carregou a bola por alguns segundos e teve espaço para bater no canto direito de Weverton.
A velocidade dos jogadores do Chelsea também foi um fator que fez diferença. Especialmente na direita com Pedro Neto e no centro com Palmer. Eles partiram para cima dos adversários com determinação e, ao fazer o drible, disparavam com a bola gerando muitas situações de desequilíbrio — e perigo — nos arredores ou entrando na área.
Dessa maneira, os primeiros 30 minutos foram de sufoco para a torcida alviverde, com quatro chutes no alvo e nove finalizações no total. Weverton teve de trabalhar bastante.
O Chelsea, porém, diminuiu seu ritmo, e o Palmeiras teve chance de se articular antes do intervalo. Richard Rios caprichou na distribuição de bola pelo centro. Estêvão passou a criar pela ponta esquerda.
A primeira investida perigosa da equipe brasileira aconteceu por seu setor, aos 41 minutos, com o jovem atacando acionando o lateral Giay. Dentro da área, o uruguaio cruzou, e Vanderlan fechou pelo segundo pau cabeceando para o chão. Mas Robert Sanchez fez a defesa segura.
Na volta do intervalo, o Palmeiras estava visivelmente mais confortável. E chegou ao empate da maneira mais especial possível. Estêvão recebeu dentro da área pela esquerda, arrancou com a bola e acertou um chutaço de direita, num ângulo bastante improvável. Um golaço, contra seu futuro time, que até poderia adiar sua despedida. Mas não foi assim que o jogo se desenrolou.
Aos 38 minutos, Mallo Gusto cruzou uma bola na área com perigo, ela desviou em Giay, passou perto de Ríos e enganou Weverton, que não conseguiu evitar o gol da vitória do Chelsea.
Com a palavra…
“Sei que cada um deixou seu máximo, isso é o mais importante. Muito orgulho de fazer parte desse elenco. Eu agradeço muito ao Palmeiras por tudo que ele fez. Muito obrigado, do fundo do meu coração. Fui muito feliz, todos os meus companheiros, comissão, sempre me abraçaram desde o começo, é triste estar me despedindo desse jeito. Torcida, muito obrigado pelo apoio de vocês. Espero que vocês nunca esqueçam de mim, porque eu nunca vou me esquecer de vocês.” Estêvão, jogador do Palmeiras
Você sabia?
-
Este foi o segundo jogo entre Palmerias e Chelsea num torneio FIFA. Na Copa Intercontinental em 2022, o time azul venceu o alviverde por 2 a 1. Daquele elenco campeão, apenas o zagueiro Trevoh Chalobah segue no elenco londrino.
-
Revelação do Vasco, o volante Andrey Santos, de apenas 21 anos, foi titular do Chelsea pela primeira vez.
-
Meio-campista do Palmeiras, Felipe Anderson fez 12 gols em 73 jogos pelo West Ham, rival londrino do Chelsea, de 2018 a 2021. Ele tem uma vitória, um empate e uma derrota contra os Blues em seu currículo.
Escalações oficiais
Palmeiras
Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael, Vanderlan; Emi Martínez (Anibal Moreno), Richard Ríos (Raphael Veiga), Allan (Maurício); Estêvão, Vitor Roque (Flaco López) e Facundo Torres (Paulinho). Técnico: Abel Ferreira.
Chelsea
Robert Martínez, Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Levi Cowill, Marc Cucurella; Andrey Santos (Dario Essugo), Enzo Fernández, Cole Palmer; Pedro Neto (Kiernan Desburry-Hall), Liam Delap (João Pedro) e Christopher Nkunku (Noni Madueke). Técnico: Enzo Maresca.