Agora1

Botafogo vence Grêmio dentro da Arena e abre dez pontos de vantagem na liderança

10 de julho de 2023 - 13:23
Vitor Silva/Botafogo

Ninguém para o Botafogo! Com grande atuação de Lucas Perri e cirúrgico mais uma vez, o Glorioso bateu o ex-vice-líder Grêmio por 2 a 0 neste domingo (9), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e ampliou sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro para incríveis dez pontos após 14 rodadas (veja a classificação no fim do texto). Uma campanha histórica!

De quebra, o Botafogo ainda quebrou mais tabus: destruiu uma invencibilidade do Grêmio na Arena que já durava dez meses e derrotou o Tricolor Gaúcho pela primeira vez depois de cinco anos – a última vitória alvinegra sobre o adversário havia sido em 2018. Este foi o quinto triunfo consecutivo do Fogão no Brasileirão, chegando aos 36 pontos.

O jogo

Precisando mais do resultado do que o Botafogo e jogando em casa, o Grêmio tomou a iniciativa da partida, enquanto o Alvinegro se armava para contra-atacar. O Glorioso não acertou muito na frente, mas se defendeu bem e permitiu poucas chegadas com mais perigo do Tricolor Gaúcho no primeiro tempo.

A melhor chance do Grêmio na etapa inicial foi aos 20 minutos: João Pedro rolou da direita e Luis Suárez, livre, finalizou para fora. Quatro minutos depois, o Botafogo chegou a abrir o placar, com Tiquinho Soares, mas o VAR acabou apontando impedimento de Victor Cuesta, que tocara de cabeça para o camisa 9.

O segundo tempo começou com mais chances. Logo aos quatro minutos, Suárez deu belo toque para João Pedro, Lucas Perri saiu no abafa e, no rebote, o mesmo Luisito acertou a trave. Sete minutos depois, o Botafogo encaixou bom contra-ataque, Tiquinho chutou, a bola bateu na zaga e sobrou para Tchê Tchê finalizar para uma defesa difícil de Gabriel Grando.

Poucos minutos depois, brilhou a estrela de Lucas Perri. O goleiro alvinegro fez duas excelentes defesas em sequência, em chutes de Luis Suárez e de Reinaldo, no rebote. O atacante uruguaio, que estava com dores no joelho, assustou de novo pouco depois, arriscando um chute de muito longe por cobertura, mas Perri voltou bem e defendeu.

O Botafogo mais uma vez mostrou ser um time cirúrgico e, depois de sofrer, conseguiu abrir o placar aos 29 minutos. Matías Segovia, o Segovinha, roubou de Bruno Alves, Di Placido cruzou da direita para trás e Eduardo pegou de primeira, bonito, vazando Gabriel Grando e fazendo Fogão 1 a 0. Espetacular!

Na reta final do jogo, o Botafogo se segurou bem, neutralizou qualquer investida do Grêmio e ainda matou a partida, com Carlos Alberto completando o passe de Marlon Freitas no contra-ataque e fechando a conta: Glorioso, líder absoluto do Brasileirão, 2 a 0 em Porto Alegre. FOGOOOOOOOO!

Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo segue em Porto Alegre se preparando para o próximo compromisso, que é contra o Patronato, quarta-feira (12), às 19h, em Paraná (ARG), pelos playoffs pré-oitavas da Copa Sul-Americana. Depois, o Glorioso recebe o Red Bull Bragantino, sábado (15), às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.