Agora1

Abertura dos 13º JEEM reúne centenas de pessoas

22 de outubro de 2018 - 20:58
Imagem divulgação

Por Danilo Kravchychyn

Principal palco do basquetebol ponta-grossenses em todos os tempos, o Ginásio de Esportes Borell du Vernay viveu uma tarde de gala no sábado (20), recebendo o cerimonial de abertura dos 13º Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), com o desfile das delegações de 85 instituições que compõem a Rede Municipal de Ensino.

Abrindo a programação aconteceram apresentações de danças, pelos grupos Olhos da Alma, formado por alunos da Apadevi (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ponta Grossa); EviDance, formado por alunos da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg; e Coronel Cláudio, formado por alunos da Escola Municipal Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães.

Na sequência foi realizado o desfile das delegações das escolas participantes, com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Ponta Grossa, com o hasteamento das bandeiras, a entrada da tocha conduzida pelos alunos Juliana Bueno de Oliveira (Escola Maria Elvira Justus Schmidt), Anthony Silvério de Souza (Escola Edgar Sponholz), Sidney Renato Marssola (Escola Catarina Miró) e Vitória Maria Bierges dos Santos (Escola Major Manoel Vicente Bitencourt), que acendeu a pira olímpica. O juramento do atleta foi proferido pelo aluno André Luciano Carneiro do Carmo (Escola Rubens Edgard Furstemberger).

O presidente da Fundesp, Marco Antonio Macedo, saudou os atletas, técnicos, professores e pais de alunos presentes, destacando a importância dos JEEM na formação de atletas e cidadãos ponta-grossenses.

“Durante duas semanas estaremos vivendo emoções e constatando a evolução do esporte nas escolas municipais e certamente veremos o surgimento de novos talentos, que em breve estarão representando Ponta Grossa em competições do por dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos do Paraná”, enfatizou o dirigente, abrindo oficialmente a décima terceira edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais.

Festival de Inclusão

Antecedendo a abertura oficial aconteceu na sexta-feira o Festival de Inclusão, reunindo alunos portadores de deficiência, que durante toda a manhã participaram de atividades adaptadas no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi, com medalhas para todas as crianças presentes.

Maratona Intelectual

Também na sexta-feira aconteceram as provas da Maratona Intelectual, realizadas nas escolas Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães e Loise Foltran de Lara. Tradicional nos JEEM, 650 alunos do segundo ao quarto anos, que responderam questões de matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências.

Disputas

Nesta segunda-feira foram iniciadas as disputas das modalidades esportivas, com as provas de atletismo do grupo 1 no Campus da UEPG, em Uvaranas; o futsal do grupo 2 masculino no Ginásio Zukão, na Nova Rússia; e o minibasquete no Ginásio Oscar Pereira, no bairro de São José.

A programação completa dos 13º JEEM pode ser conferida neste endereço eletrônico: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/fundesp/jeem_18_boletim_01.pdf

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.