CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Curiosidade

Relógio do Juízo Final avança; "nunca estivemos tão perto da aniquilação"

30 de Janeiro de 2025 às 04:35

Relógio do Juízo Final avança; "nunca estivemos tão perto da aniquilação"
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/dilsadakcaoglu-1184206/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=8412010">dlsd cgl</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=8412010">Pixabay</a>
Os fatores do relógio incluem armas nucleares, crise climática, inteligência artificial, doenças infecciosas e conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

O Relógio do Juízo Final foi ajustado para 89 segundos para a meia-noite, o mais próximo que o Relógio já chegou da meia-noite em seus 78 anos de história. O tempo do Relógio de 2025 sinaliza que o mundo está em um curso de risco sem precedentes, e que continuar no caminho atual é uma forma de loucura. Os Estados Unidos, a China e a Rússia têm a responsabilidade principal de tirar o mundo do abismo. O mundo depende de ação imediata.

O horário do Relógio do Juízo Final é definido pelo Boletim do Conselho de Ciência e Segurança dos Cientistas Atômicos (SASB) em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui nove ganhadores do Prêmio Nobel. Os fatores incluíam ameaças de armas nucleares, a crise climática, ameaças biológicas e tecnologias disruptivas como inteligência artificial (IA). O horário do Relógio mudou mais recentemente em janeiro de 2023, quando o Relógio do Juízo Final foi definido em 90 segundos para a meia-noite.

[caption id="attachment_92436" align="alignnone" width="863"] Bulletin of the Atomic Scientists[/caption]

Daniel Holz, PhD, presidente da SASB, Bulletin of the Atomic Scientists e professor da University of Chicago disse:

“O propósito do Doomsday Clock é iniciar uma conversa global sobre as ameaças existenciais muito reais que mantêm os principais cientistas do mundo acordados à noite. Os líderes nacionais devem iniciar discussões sobre esses riscos globais antes que seja tarde demais. Refletir sobre essas questões de vida ou morte e iniciar um diálogo são os primeiros passos para voltar o relógio e se afastar da meia-noite.”

Em 2024, a humanidade se aproximou cada vez mais da catástrofe. As tendências que preocuparam profundamente o Science and Security Board continuaram e, apesar dos sinais inconfundíveis de perigo, os líderes nacionais e suas sociedades falharam em fazer o que é necessário para mudar o curso. Consequentemente, agora movemos o Relógio do Juízo Final de 90 segundos para 89 segundos para meia-noite — o mais próximo que já esteve de uma catástrofe. Nossa esperança fervorosa é que os líderes reconheçam a situação existencial do mundo e tomem medidas ousadas para reduzir as ameaças representadas por armas nucleares, mudanças climáticas e o potencial uso indevido da ciência biológica e uma variedade de tecnologias emergentes.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

2.

Escola que homenageou Lula, Acadêmicos de Niterói fica em último e é rebaixada

3.

Ação conjunta apreende 100 kg de maconha “gold” em Ponta Grossa 

4.

Pai sacrifica a própria vida para salvar filho de afogamento 

5.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

6.

Vini Jr denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões; "fui chamado de macaco"

7.

Elizabeth anuncia atualização do piso salarial dos professores para 5,4 %

8.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

9.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

10.

Professor aposentado e um dos fundadores do PT, morre afogado em SP

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia