CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Curiosidade

Mosquitos estão cada vez mais resistentes aos inseticidas

27 de Fevereiro de 2024 às 16:40

Mosquitos estão cada vez mais resistentes aos inseticidas
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/francok35-631285/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=820484">FRANCO PATRIZIA</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=820484">Pixabay</a>
Os ovos mal podem ser vistos a olho nu mas, quando encontram ambientes favoráveis para eclodir, dão vida ao vetor dos temidos vírus dengue, zika e chikungunya e, em dez dias, quando se tornam adultos, estão prontos para transmiti-los.

O grande desafio é impedir que se reproduza e, assim, evitar que tantas pessoas tenham sua saúde colocada em risco.

Para isso, o controle doméstico deve ser feito mesmo no inverno, em época de estiagem, especialmente porque repelente, fumacê e barreiras mecânicas não são garantia de eficácia absoluta.

Afinal, o uso excessivo de produtos contribuiu para que se tornassem mais resistentes e, portanto, perigosos.

Quem faz o alerta e explica que medidas preventivas adotar é a pesquisadora da Fiocruz, especialista no Aedes aegypti, Denise Valle.

A prevenção deve ser feita durante todo o ano, até porque ovos do Aedes podem sobreviver por até um ano em ambientes secos. Além disso, não basta lavar e secar recipientes e calhas, pois eles podem continuar vivos.

Nenhuma barreira, seja ela física ou mecânica, é tão eficiente quanto o controle doméstico, feito pelos moradores, associado ao trabalho de agentes de saúde.

De qualquer forma, alguns cuidados podem ser adotados no dia a dia para reduzir as chances de picadas — explica a pesquisadora.

De acordo com o cientista, os inseticidas podem matar os mosquitos adultos, mas não surtem qualquer efeito sobre os ovos. Além disso, mesmo os insetos adultos têm se mostrado mais resistentes aos ataques com pesticidas.

 

Fonte: Extra
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

2.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

3.

Moraes proíbe drones perto da casa onde Bolsonaro cumpre prisão

4.

PRF prende motorista bêbado que atropelou policial e causou morte do próprio sobrinho  

5.

Jovem de 19 anos encontrada sem vida causa comoção em Imbituva 

6.

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

7.

Com uso do "tatuzinho", Sanepar evita abertura de buracos nas ruas para consertos

8.

Operário vence Tombense na Copa Sul-Sudeste e conquista liderança do Grupo A

9.

Amiga tenta reanimar estudante de 21 anos, mas jovem não resiste e morte causa comoção no Paraná: ‘Vazio’

10.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia