Agora1

Professores da UTFPR desenvolvem respiradores artificiais com motor de para-brisas usados nos caminhões DAF

29 de abril de 2020 - 08:14
Arquivo

O prefeito Marcelo Rangel anunciou na manhã desta quarta-feira (29), que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a DAF Paccar, unidades Ponta Grossa desenvolveram respirador mecânico, feito com motor de para-brisas dos caminhões fabricados pela DAF.

Segundo Rangel, o aparelho deve custar em torno de R$ 5 mil e a prefeitura já teria os parceiros para a compra dos novos respiradores.

“Olha é um projeto inovador entre a empresa DAF e os pesquisadores da UTFPR, desenvolveram um novo respirador mecânico mais barato que o convencional, mas igualmente funcional para o combate a pandemia de covid-19. O protótipo foi apresentado no dia de ontem (28) e já está pronto para funcionar.

Nossos professores e alunos da UTFPR desenvolveram o equipamento que vai ser notícia mundial – eles fizeram o aparelho através de um motor do limpador de para-brisas dos caminhões produzidos pela empresa. Enquanto o custo atual de equipamento similar no mercado custa mais de meio milhão, o nosso aparelho produzido aqui pela DAF e UTFPR, vai custar o início em torno de R$ 5 mil reais”, disse Rangel

Ainda de acordo com o prefeito empresas parcerias já estariam interessadas em comprar os aparelhos.

“Queria destacar a parceria das empresas que estão colaborando com o projeto como o Sicredi, Rotary Alagados, Alegra Foods, Águia Sistemas, Prestes Construtora, Sipauto, Secretários Municipais fizeram vaquinha e compraram um respirador, Associação do Shopping Popular e a Mastercargas. Parabéns professores e alunos da UTFPR e DAF que vão ficar para a história no mundo com esse projeto”, falou Rangel

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.