Governo do Paraná forma 118 novos policiais civis
Divulgação
A Polícia Civil do Paraná formou 118 policiais civis em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (31). Ao todo, receberam o certificado de conclusão de curso 115 investigadores, um delegado, um escrivão e um papiloscopista. O evento ocorreu no auditório do Canal da Música, no bairro Mercês, em Curitiba.
O curso, desenvolvido pela Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), tem como objetivo a formação profissional do servidor para que ele possa exercer de forma plena a atividade policial. A capacitação durou dois meses e meio. Ao longo do curso, os policiais civis tiveram aulas práticas e teóricas, que somam um total de 399 horas-aula.
As aulas são divididas em diversos módulos, como atendimento ao público, defesa pessoal policial, dinâmica de integração, educação física, inteligência de segurança pública e gestão de informação. Algumas atividades feitas por meio do ensino a distância (EAD) também estão na grade do curso de formação, como análise criminal, sistema de gestão de segurança, emergência pré-hospitalar e filosofia dos direitos humanos aplicados à atuação policial.
O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, esteve presente na solenidade e falou sobre a entrega dos certificados. “Com esse curso, nós fechamos o ciclo dos últimos dois anos, com mais de 600 policiais formados. O curso foi muito bem executado por uma escola de excelência, que é a ESPC”.
Mesquita também destacou os avanços que a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária alcançou nos últimos anos e enfatizou a importância do policial. “Nós temos redobrado a atenção na aquisição de novos investimentos, viaturas, coletes, armamentos, delegacia cidadã – que acabou de ser inaugurada em Matinhos, no entanto, o maior patrimônio que qualquer instituição tem é o policial”, acrescenta.
NOVA DINÂMICA – Neste ano, a ESPC implementou a uma nova dinâmica de operação policial aos alunos. Em parceria com o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), os alunos participaram de diversas operações táticas junto com essas unidades policiais, desde o planejamento até a execução. Foram 20 horas-aula destinadas a operações reais, que conta como um diferencial no curso.
“Agora estamos prontos para trabalhar e desenvolver nossa atividade para o bem da sociedade”, diz o formando Bruno Rodrigues, lotado na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis, parabenizou todos servidores. “Uma importante solenidade para a conclusão da capacitação de todos esses 118 alunos, que passaram por um período na escola, recebendo aulas teóricas e práticas de suma importância a fim de aprimorar suas atividades policiais. Fica aqui o meu reconhecimento e de toda a direção da Polícia Civil”, destaca.
“Hoje é um dia em que os policiais do curso estão recebendo o seu certificado. Não é um simples recebimento, mas um ato formal onde eles passam a ter o pleno exercício de suas funções que se deu através da aprovação na ESPC”, fala o diretor da ESPC, Sebastião Ramos dos Santos Neto.
NOVAS TURMAS – A próxima turma de formação policial já está preparada com a previsão de 120 alunos e inicia as atividades no próximo dia 12.
Também presente na formatura, a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, falou sobre o trabalho desempenhado pelos policiais civis. “É uma boa capacitação que garante a tranquilidade no momento da ação, quando os policiais devem estar muito capacitados para a resposta. O trabalho dos policiais civis é imprescindível, de muita responsabilidade e de respeito à sociedade, que deve ser exercido com serenidade, determinação e segurança”.
Agora 1