Agora1

Prefeitura amplia atendimento da ‘Patrulha Maria da Penha’

7 de agosto de 2018 - 20:42
Imagem divulgação

Pauta constante do trabalho da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSCP), o atendimento às mulheres em situação de violência vêm sendo ampliado constantemente em Ponta Grossa, através do trabalho conjunto de diversas instituições.

Parte importante desse projeto, a Guarda Municipal por meio da Patrulha Maria da Penha – criada em outubro de 2017 – têm reforçado as ações da rede de proteção à mulher na cidade e contribuído para o aumento do número de agressores denunciados às forças de segurança.

Isso é o que aponta um levantamento realizado pela SMCSP, que indicou um aumento considerável no número de denúncias relacionadas à violência doméstica em Ponta Grossa em comparação ao ano passado. Segundo os registros, somente de janeiro a julho desse ano, a Guarda Municipal registrou 185 situações de violência doméstica no município. O número já supera o total – 154 – acumulado no ano passado.

Sobre esse ponto, o aumento de atendimentos aconteceu de forma mais intensa a partir do início da atuação da Patrulha Maria da Penha em Ponta Grossa.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Liliane Chociai, ressalta que preocupação da SMCSP em oferecer um trabalho de excelência voltado à proteção da mulher é um dos diferenciais que contribuem para o aumento dos indicadores de atendimentos.

“A Secretaria, através da Patrulha Maria da Penha, reforça as ações já prestadas durante os quase quinze anos da Guarda Municipal, garantindo a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência. Talvez esse nosso olhar diferenciado nos quatro cantos da cidade de Ponta Grossa, nos permite dizer que essas mulheres não tem se calado. Os registros da Central de Monitoramento apontam que as mulheres têm pedido socorro e, nós, enquanto força de segurança, não estamos medindo esforços para prestar um trabalho de excelência”, conclui Liliane.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.