Agora1

Governador inaugura oficialmente programa Voe Paraná

22 de outubro de 2019 - 20:55
Foto: RODRIGO FELIX LEAL

Dois potentes jatos de água batizaram simbolicamente as primeiras aeronaves que partiram com voos de Curitiba para o Interior do Estado inaugurando oficialmente, nesta terça-feira (22), o programa Voe Paraná. O voo 5545 partiu às 12h15 com destino à Guaíra, na região Oeste. O 5555 foi para União da Vitória, no extremo sul do Paraná. Antes disso, uma aeronave saiu de Campo Mourão, no Centro-Oeste, rumo à capital.

Outros seis deslocamentos, com partidas também de Francisco Beltrão e Paranaguá, marcaram o primeiro dia do programa. O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou a estreia no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, recepcionando os primeiros passageiros com destino ao Interior do Estado.

Ele ressaltou o fortalecimento do desenvolvimento regional que o programa levará às regiões dos 12 municípios credenciados a integrar o Voe Paraná. “É muito importante para o Paraná devido ao potencial comercial e turístico do nosso Estado. Estamos conectando o Interior às principais cidades do País e, também, dando a oportunidade para o Brasil vir ao Interior do Estado, contribuindo com a economia regional”, afirmou o governador.

Ratinho Junior destacou, ainda, que o programa coloca o Paraná em um novo patamar, com o maior programa de aviação regional do País sob a coordenação da companhia aérea Gol, em parceria com a empresa Two Flex. “Demonstra que o Paraná está em um caminho inovador, com um novo fazer e um novo pensar. Buscando o desenvolvimento, você melhora a economia, e automaticamente amplia o número de empregos”, acrescentou.

CIDADES – Além de Guaíra, União da Vitória, Paranaguá, Campo Mourão e Francisco Beltrão, todos com deslocamentos nesta terça-feira (22), Arapongas, Paranavaí, Cianorte, Guarapuava, Telêmaco Borba, Apucarana e Cornélio Procópio também integram o Voe Paraná. Os voos são feitos por aeronaves Cessna Grand Caravan de até 9 lugares, com média de três a quatro voos semanais, dependendo da cidade.

Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a parceria com os municípios foi fundamental para o sucesso do projeto. “Renovou a autoestima de muitas cidades, ligando municípios que não tinham essa opção. São 500 mil passageiros a mais voando pelo Estado do Paraná. Isso significa mais conectividade, mobilidade e integração”, afirmou.

Alberto Fajerman, assessor da presidência da Gol, confirmou que a companhia já vendeu aproximadamente mil passagens, com deslocamentos marcados até junho de 2020. “É a maior rede regional que a Gol faz no Brasil. O Paraná foi o Estado que mostrou o maior apetite para consolidar esse programa”, ressaltou.

SEGUNDO DIA – Nesta quarta-feira (23) haverá a estreia das linhas Curitiba-Arapongas (ida e volta); Curitiba-Paranavaí (ida e volta); Curitiba-Campo Mourão (ida); Telêmaco Borba-Cornélio Procópio (ida e volta); Telêmaco Borba-Curitiba (ida) e Curitiba-Cianorte (ida).

Ao todo, serão 67 voos semanais ofertados pela Gol, inicialmente para 10 cidades do interior. Os aeroportos de Apucarana e Guarapuava se encontram em fase final de adequação para também integrarem o projeto. Todas as cidades contam com população variando entre 32 mil e 155 mil habitantes.

REDE – Os avanços conquistados nos últimos meses consolidam o Paraná como uma das maiores redes do País em volume de decolagens domésticas por semana. O Estado é o terceiro maior mercado da Azul e o quarto para a Gol e para a Latam. Para ampliar as frequências, o governo reduziu a alíquota do ICMS da querosene de aviação de 18% para 7%.

NOVIDADE – A companhia Azul confirmou na segunda-feira (21) a implatação do voo direto entre Guarapuava e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). As passagens já estão à venda. A operação será, inicialmente, com um voo semanal aos sábados, a partir de 07 de dezembro.

Após os órgãos competentes certificarem o aeroporto paranaense para operações por instrumentos, a Azul tem a expectativa de ampliar sua oferta de voos com cinco operações semanais na cidade dentro de um prazo de 90 dias após essa homologação.

A companhia já operava em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo. Com a inauguração da base, o Paraná iguala Minas Gerais no número de cidades atendidas pela Azul, ficando atrás apenas de São Paulo.

O Governo do Estado e a área acertam, ainda, os últimos detalhes para abrir a linha Umuarama-Curitiba. É a terceira nova rota dentro do Estado apenas neste ano. Assim que o aeroporto ficar pronto, ele será certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a intenção da companhia é começar a operação em até 60 dias.

LATAM – A Latam anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado no primeiro semestre. A frequência passou de 198 para 290 por semana, aumento de 17%. A companhia já operava outras rotas regulares em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina e, agora, Maringá se transformou na quarta base paranaense, o que encerra uma espera de 11 anos.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração do programa o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; os deputados estaduais Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, e Galo; Antonio Pallu, superintendente do Aeroporto Afonso Pena; e o presidente da Two Flex, Rui Aquino.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.