Agora1

Corpo de Bombeiros do Paraná recebe o primeiro Auto-Bomba Tanque Resgate de modelo americano

28 de julho de 2021 - 15:42
– Foto: SESP-PR

O Corpo Bombeiros de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta terça-feira (27) um caminhão Auto-Bomba Tanque Resgate (ABTR) para dar suporte ao combate a incêndios na cidade. A nova viatura, que foi entregue em cerimônia no 6º Grupamento de Bombeiros, é a primeira de modelo americano no Paraná, sendo projetada e desenvolvida para atividade da corporação. Foi adquirido com recurso municipal, oriundo do Fundo de Prevenção e Atendimento a Sinistros (Fupasi), no valor de R$ 1,8 milhão.

O vice-governador Darci Piana falou sobre a atualização dos equipamentos das forças da segurança, aliada às novas tecnologias em prol da segurança pública no Paraná. “A tecnologia chega e precisamos nos atualizar. São José dos Pinhais entendeu e trouxe para nós um equipamento desta envergadura e estrutura, que vem ajudar no combate aos incêndios. O Governo do Estado fica muito feliz por isto, principalmente com esta parceria que temos aqui no município de São José dos Pinhais”, disse.

Veja mais imagens aqui

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a integração foi um dos pontos que proporcionou esta aquisição. “Só foi possível a entrega graças a um trabalho integrado e de união, que envolveu o Governo do Estado e o governo municipal, também a sociedade civil organizada, que contribuiu muito. Para nós é muito importante receber esse equipamento para dar pronta resposta à sociedade”, afirmou.

A nova viatura tem itens que oferecem maior segurança para os bombeiros militares e um sistema de espuma de ar-comprimido, que torna o combate ao fogo mais eficaz. Além de ser mais rápido, tem economia de água se comparado com outras viaturas.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, o caminhão tem ainda tecnologias que o destacam como referência para esta atividade fim, a de incêndio e resgate, e preza por três pilares: segurança, customização e sistema de combate a incêndio.

“A principal mudança que o veículo proporciona é a segurança para o nosso pessoal. Foi fabricado e é dedicado para bombeiro. A disposição dos equipamentos é feita de forma ergonômica para proteger a coluna de quem está trabalhando, a segurança é total. Tudo isso dá tranquilidade porque quem está na ponta trabalhando sabe que está atuando de forma segura”, disse.

As chaves do veiculo doado ao Corpo de Bombeiros foram entrgues pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, ao vice-governador Darci Piana e ao secretário Romulo Marinho Soares.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.