Agora1

Janja viaja de carona com ministro do STF em jatinho da FAB para ir ao ginecologista

1 de julho de 2025 - 16:01
(Foto: Reprodução / Sergio Lima)

A primeira-dama, Rosangela Lula, a Janja, pegou carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 13 de junho.

Após a repercussão do caso, a assessoria de Janja se manifestou sobre o ocorrido. Em nota enviada à imprensa, foi confirmada a presença da socióloga no voo. 

No comunicado, foi informado que Janja pegou a “carona” de Brasília a São Paulo para comparecer a um “consulta na ginecologista” e que a viagem não trouxe “custos adicionais para a União”. “Janja tinha uma consulta na ginecologista e viajou de carona com os ministros, em um avião da FAB que já estava solicitado pelo ministro Lewandowski. Não tendo, então, custos adicionais para a União”, informou a assessoria. 

O voo partiu da capital federal às 9h15 e pousou no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, às 10h50. No avião, havia 12 passageiros a bordo, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.  

Políticos de oposição se manifestaram contra a “carona” dada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O deputado federal, Kim Kataguiri (União Brasil), informou que a atitude do titular da pasta pode ser caracterizada como “improbidade administrativa”. 

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.