Agora1

Gary Chagas, servidor mais antigo da UEPG, se aposenta após cinco décadas de trabalho

16 de abril de 2025 - 17:58
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Jéssica Natal, Aline Jasper, Erica Fernanda | Fotos antigas: acervo da UEPG

Na foto do registro, um rapaz de cabelos pretos, bigode avantajado e uma sobrancelha grossa. Gary José Chagas tinha 21 anos quando entrou na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Veio para ficar. Depois de cinco décadas de dedicação, o servidor mais antigo da UEPG se aposentou oficialmente nesta terça-feira (15). Memória viva da instituição, o servidor recebe homenagens e relembra a trajetória.

Era 01 de julho de 1975. Gary vestia um paletó, camisa clara e gravata, no primeiro dia de trabalho, para atuar na assessoria financeira. Desse momento, o que vem à memória do servidor é a figura de Álvaro Augusto Cunha Rocha, primeiro reitor da UEPG, que na época trabalhava no setor jurídico. Com ele, Gary sentiu que estava em um bom lugar. “Foi marcante”, relembra. Aquele dia marcou o início da estadia em Ponta Grossa, do curitibano de nascença, filho de Gary Bueno das Chagas, contador-geral do Paraná, e de Maria José Kerry Chagas, professora do Estado.

Dispensado do primeiro emprego em Curitiba, foi o pai que lhe deu o conselho de vir estabelecer raízes na Princesa dos Campos. “Meu pai era muito amigo do Odeni Mongruel [segundo reitor da UEPG] e me indicou para trabalhar aqui”. Como um rapaz que estudava Direito, a adaptação à rotina financeira e jurídica foi fácil, tanto que em 1979 já estava na sala da vice-reitoria, como chefe de gabinete de Waldir Silva Capote, onde ficou até 1982.

Gary é da época em que toda a instituição funcionava no prédio do Campus Centro – e ele conhece tudo ali como a palma da mão. Da entrada da fachada histórica, onde está o átomo da UEPG na parede, ele aponta: “aqui embaixo funcionava o curso de Odontologia e Farmácia, lá atrás tinham as licenciaturas, e na parte de cima sempre foi o curso de Direito”. No segundo andar, em frente ao Grande Auditório, ficava a Reitoria. Gary passou a frequentar o local assiduamente na década seguinte, já como chefe de gabinete dos reitores Evaldo Podolan e João Lubczyk, de 1983 a 1990.

Naquela época, uma chefia de gabinete tinha a função mais estratégica da parte administrativa. “Eu atendia à agenda do reitor, atendia o pessoal que vinha falar com ele”. E quando chegava alguém de surpresa, “eu falava ‘uma pessoa está aqui, reitor, o que eu faço?’, mas sempre tive muita maneira de não ofender a pessoa, porque ô profissãozinha espinhosa essa de ser chefe de gabinete”, descreve com aquele humor característico de quem conhece os meandros do serviço público.

Entre um trabalho e outro, Gary concluiu a formação em Direito – o último ano que faltava para o diploma – na UEPG, em 1988. Quando veio a década de 1990, o desejo por novos desafios ressurgiu. Em 1991, ele foi para a Diretoria de Assuntos Acadêmicos, órgão que desenvolvia atividades equivalentes à atual Pró-Reitoria de Graduação. “Ali eu fiquei bastante tempo também, eu era secretário, trabalhava com o Mário Canteri [um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas de Ponta Grossa], que era o diretor do órgão”, conta.

As memórias das primeiras décadas são várias. “O mais gozado foi o professor [Daniel Albach] Tavares, que foi o nosso terceiro reitor. Esse era piadista, gostava muito de conversar, mas eu acho que o melhor reitor dessa época foi o Evaldo Podolan, porque era amigo do Governador do Estado, e trazia muito investimento pra cá”. Dentre uma lembrança ou outra da Reitoria, a mais importante para ele é a construção do Campus Uvaranas, com a chegada dos primeiros cursos na região, em setembro de 1985. “Aquilo movimentou a cidade, aumentou o número de cursos, além de melhorar as instalações, os laboratórios, principalmente os laboratórios, porque no Centro era tudo apertado, não tinha espaço”.

 

Leia a materia completa aqui

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.