Ratinho Junior é favorito em maioria das simulações para 1º turno da eleição presidencial

Pesquisa da Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, também traz percepção da população em relação ao governo estadual
Ratinho Júnior, governador do estado do Paraná, é favorito entre os eleitores locais na maioria das simulações traçadas para o 1º turno da eleição presidencial de 2026. O atual governador aparece empatado apenas com Jair Bolsonaro, em um quadro contra o vice-presidente Geraldo Alckimin, e perde apenas na simulação que traz o embate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro, cenário em que Jair Bolsonaro vence ambos. É o que mostra a pesquisa “Avaliação Estadual – Paraná”, realizada pela Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, que ouviu mais de 800 pessoas, com 16 anos ou mais, residentes no Paraná.
Ratinho Júnior recebe 40,4% das intenções de voto do estado quando considerados Michelle Bolsonaro (28%), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (19,1%) e Ronaldo Caiado (2%) entre os possíveis candidatos. A porcentagem aumenta para 46,8% em um cenário com Lula (19%), Tarcísio de Freitas (16%) e Caiado (1,9%).
Em outra simulação, Ratinho Jr. aparece com 43,8%, a frente de Michelle Bolsonaro (28,1%) e Geraldo Alckmin (10,5%). O atual governador também é favorito (53,4%), em um cenário com Tarcísio de Freitas (17,9%), Geraldo Alckmin (10,2%) e Ronaldo Caiado (1,8%).
O atual governador empata apenas com Jair Bolsonaro em dois cenários que consideram Bolsonaro entre os candidatos. No que também inclui Lula entre as opções, Bolsonaro recebe 39,9% das intenções de voto versus 26,8% para Ratinho Jr. No que desconsidera Lula e incluí Geraldo Alckmin e Ronaldo Caiado, Bolsonaro lidera com 39% e Ratinho Jr. recebe 35,1%.
O levantamento também traz os cenários possíveis para a eleição estadual. Neste caso, Sérgio Moro lidera no 1º turno, com 32,4%, seguido de Roberto Requião, com 17,8%. Em um 2º turno, Moro vence em todos os cenários analisados.
Avaliação dos governos
A pesquisa traz a percepção da população do Paraná em relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação de Lula no estado é mais baixa do que média nacional: 30,4% versus 37%. Os dados também apontam que mais de 59% da população do estado não votaria no atual presidente em hipótese alguma.
Em contrapartida, o governo estadual é bem avaliado por mais de 60% dos paranaenses, que consideram a gestão “ótima ou boa”. A aprovação pessoal do governador é ainda mais expressiva, chegando a quase 80% da população.
Economia e Setores Públicos
A percepção estadual sobre a economia do país é bem próxima em comparação ao restante do Brasil. O levantamento retrata que mais de 60% da população avalia a situação econômica como ruim, versus 59,1% da média nacional.
Na segurança pública, os paranaenses apresentam uma percepção menos negativa em relação à média brasileira: 44,4% consideram a segurança “ruim ou péssima”, contra 52,4% no Brasil. Já a saúde pública se destaca como o ponto mais crítico no estado, com apenas 18,6% avaliando o serviço como “ótimo ou bom”, um número ligeiramente superior à média nacional (16,6%).
Em relação à educação, o Paraná também supera a média nacional, com 26,6% de avaliação positiva, contra 22,9% no Brasil. O mesmo ocorre com a infraestrutura, que é melhor avaliada pelos paranaenses (20,1%) do que pela média da população nacional (15,9%).