Cessar-fogo entre Israel e Hamas terá início no dia 19 de janeiro
Foram mais de 15 meses de conflito e 46 mil mortos
Um acordo de cessar-fogo em Gaza entre Israel e o Hamas entrará em vigor em 19 de janeiro, disse o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, xeique Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, em uma coletiva de imprensa em Doha nesta quarta-feira.
O complexo acordo prevê uma fase inicial de cessar-fogo de seis semanas e inclui a retirada gradual das forças israelenses da Faixa de Gaza e a libertação de reféns feitos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
Al Thani disse que o cessar-fogo entrará em vigor no domingo. Os negociadores estão trabalhando com Israel e o Hamas nas medidas de implementação do acordo, disse ele.
“Esse acordo interromperá os combates em Gaza, proporcionará a tão necessária assistência humanitária aos civis palestinos e reunirá os reféns com suas famílias após mais de 15 meses em cativeiro”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington.
Se for bem-sucedido, o cessar-fogo planejado em fases interromperá os combates que reduziram grande parte da Gaza, que é altamente urbanizada, a ruínas e deslocaram a maior parte da população de 2,3 milhões de habitantes do pequeno enclave antes da guerra. O número de mortos continua aumentando diariamente.
A primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres, crianças e homens com mais de 50 anos.