Ponta Grossa é a cidade com o maior número de Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
Município tem 64 iniciativas no Edital de Credenciamento de 2024, destacando-se como o maior polo de inovação do estado
Nesta sexta-feira (1°), o Governo do Estado do Paraná anunciou o resultado final do Edital de Credenciamento de Ambientes Promotores de Inovação 2024, confirmando que Ponta Grossa lidera o estado, com 64 ambientes credenciados.
“É um marco para Ponta Grossa, que vem se consolidando como um grande ecossistema de inovação. Esse crescimento só foi possível graças ao esforço e à cooperação entre os atores do Vale dos Trilhos, que compartilharam conhecimentos e trabalharam em prol de um objetivo comum durante esses últimos quatro anos. Esse resultado não só engrandece nosso município, mas é um orgulho para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Em comparação com o ano anterior, quando apenas três ambientes haviam sido credenciados, o resultado de 2024 reflete um crescimento expressivo de acordo com a presidente da Agência de Inovação, Tônia Mansani. “É um indicativo claro do potencial de Ponta Grossa como cidade inovadora. O trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos tem fortalecido cada vez mais nosso ecossistema”, afirmou.
Entre os ambientes credenciados estão 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), além de espaços de inovação como Centros de Inovação, Hubs de Inovação, Incubadoras e Pré-incubadoras.
“Este é um reconhecimento incontestável da qualidade da nossa Educação e do caráter inovador dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa, iniciativa pedagógica surgida em nossa Rede Municipal de Ensino e desenvolvida pelas nossas professoras junto aos nossos estudantes. O credenciamento dos nossos 50 LACs destaca os resultados positivos do programa, que também já recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná e tornou-se uma ferramenta importantíssima para o aprendizado de nossos alunos”, comenta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
Os LACs consistem em espaços diferenciados nas escolas públicas municipais para o ensino da tecnologia e da inovação, com robótica educacional sustentável, 35 notebooks para os alunos, arduínos e materiais elétricos e que contam com professores capacitados para o ensino na área. A metodologia de ensino foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.
O credenciamento é fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA).