Prefeitura reinaugura Aeroporto Sant’Ana com vôo da Azul
O histórico Aeroporto Sant’Ana – Comandante Antônio Hamilton Beraldo (PGZ) –, inaugurado em 1949, foi reinaugurado nesta quinta-feira (30/06) pela Prefeitura de Ponta Grossa, modernizado, com nova estrutura e apto para receber vôos comerciais regulares. Como demonstração inequívoca do seu interesse em operar no novo aeroporto, a Companhia Azul Linhas Aéreas pousou pela primeira vez no Sant’Ana, tecendo elogios à sua infraestrutura e reafirmando o objetivo de realizar vôos diários para o Aeroporto Viracopos (VCP) em Campinas, maior hub aéreo do país.
Durante a reinauguração do espaço, que teve investimentos atualizados de aproximadamente R$ 14 milhões, cerca de 1 mil pessoas participaram do evento, que contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel, do governador Beto Richa e de diretores da empresa aérea. O governador assinou convênio em que estabelece taxas regressivas de ICMS para a empresa para cada novo aeroporto do interior paranaense que receber os vôos da companhia.
Em discurso em que se emocionou, o prefeito Marcelo comemorou a inauguração. “Os que duvidavam de nossa capacidade de chegar a este ponto sempre apontaram as graves dificuldades que teriam que ser vencidas, e o elevado investimento era apenas uma delas. Pois está aqui a prova de que era possível. Temos um aeroporto que reflete mais do que um investimento, mas uma nova concepção de cidade. Insistimos nesse investimento porque mais do que acreditar na ideia de um aeroporto, acreditamos numa cidade viável e em desenvolvimento”, declarou Marcelo.
A tomada de decisão da Azul para inserir Ponta Grossa em seu mapa de vôos foi realizada após o término das melhorias do aeroporto pela prefeitura e também após o acordo com o Governo do Paraná, que vai baixar a alíquota de ICMS do combustível dos aviões, que hoje é de 18%. Para cada nova cidade do interior onde a empresa se instalar com vôos diários, o ICMS será baixado em 2%, sucessivamente, conforme convênio assinado nesta quinta, no aeroporto, pelo governador Beto Richa. “Ponta Grossa está sendo muito beneficiada por diversos investimentos e vive um grande ritmo de crescimento e de geração de empregos. Por isso mesmo justifica termos aqui um aeroporto operando para atender esta nova realidade, com uma linha aérea comercial para atender esse novo momento de desenvolvimento que vivem Ponta Grossa e os Campos Gerais”, afirmou.
Vôos em 60 dias
A partir de agora, a Prefeitura, que opera o Aeroporto através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, aguarda a publicação de uma portaria pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), homologando e liberando o aeródromo para os vôos comerciais, o que deve ocorrer nos próximos dias. A partir desta data, a Azul Linhas Aéreas pretende iniciar a venda de passagens em 30 dias e iniciar os vôos diários em mais 30 dias.
“Inserir Ponta Grossa e outras cidades do interior do Paraná está na estratégia da Companhia, que busca oferecer novas rotas para nossos clientes. Iniciaremos a rota para Campinas, com vôos pela manhã e volta durante a tarde, com detalhes que serão definidos a partir do momento em que a Agência Nacional autorize a realização dos vôos com passageiros”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Azul, Patrízia Xavier.
Agora 1