Agora1

Mosquitos estão cada vez mais resistentes aos inseticidas

27 de fevereiro de 2024 - 19:40
Imagem de FRANCO PATRIZIA por Pixabay

Os ovos mal podem ser vistos a olho nu mas, quando encontram ambientes favoráveis para eclodir, dão vida ao vetor dos temidos vírus dengue, zika e chikungunya e, em dez dias, quando se tornam adultos, estão prontos para transmiti-los.

O grande desafio é impedir que se reproduza e, assim, evitar que tantas pessoas tenham sua saúde colocada em risco.

Para isso, o controle doméstico deve ser feito mesmo no inverno, em época de estiagem, especialmente porque repelente, fumacê e barreiras mecânicas não são garantia de eficácia absoluta.

Afinal, o uso excessivo de produtos contribuiu para que se tornassem mais resistentes e, portanto, perigosos.

Quem faz o alerta e explica que medidas preventivas adotar é a pesquisadora da Fiocruz, especialista no Aedes aegypti, Denise Valle.

A prevenção deve ser feita durante todo o ano, até porque ovos do Aedes podem sobreviver por até um ano em ambientes secos. Além disso, não basta lavar e secar recipientes e calhas, pois eles podem continuar vivos.

Nenhuma barreira, seja ela física ou mecânica, é tão eficiente quanto o controle doméstico, feito pelos moradores, associado ao trabalho de agentes de saúde.

De qualquer forma, alguns cuidados podem ser adotados no dia a dia para reduzir as chances de picadas — explica a pesquisadora.

De acordo com o cientista, os inseticidas podem matar os mosquitos adultos, mas não surtem qualquer efeito sobre os ovos. Além disso, mesmo os insetos adultos têm se mostrado mais resistentes aos ataques com pesticidas.

 

Fonte: Extra

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.