Agora1

Prefeitura reforça medidas para redução de acidentes de trânsito

31 de julho de 2023 - 07:33

Além do fortalecimento da sinalização em pontos estratégicos, Município também promoverá a ampliação de ações educativas e de fiscalização

Com o objetivo de ampliar a segurança viária e diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa deu início, nesta semana, a uma série de ações voltadas à melhoria da sinalização em pontos estratégicos da cidade e ao fortalecimento de atividades de fiscalização e  educativas junto aos motoristas.

“A melhoria da infraestrutura é uma das nossas prioridades como gestão. Nós aumentamos o número de vias pavimentadas, investimos na criação de ligações interbairros e, com a melhoria da mobilidade urbana, também surgem outras demandas que envolvem o reforço das medidas voltadas à fiscalização viária e a prevenção de acidentes. Por isso, além de aderirmos às estratégias do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), também estamos buscando capacitar nossas equipes e promover o reforço das atividades que já vem sendo desempenhadas com o intuito de promover um ambiente mais seguro tanto para motoristas quanto para pedestres”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Segundo o diretor de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, Juarez Alves, entre as adequações que englobam a sinalização viária estão o reforço das indicações de trechos que contam com fiscalização eletrônica, bem como a identificação de pontos vulneráveis. Os primeiros locais a passarem pelas melhorias são a avenida Carlos Cavalcanti e a Eusébio Batista Rosas, que já estão recebendo novas placas e faixas indicativas.

“Além da sinalização prevista na legislação municipal, estamos aumentando a distância dos indicadores de fiscalização eletrônica no intuito de reforçar junto aos motoristas o limite de velocidade e a característica da via. Na sequência, serão realizadas ações de adequação da sinalização nos trechos identificados como vulneráveis, fortalecendo assim a segurança viária”, explica.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, João Rodrigo Pontes, o Município também irá proceder com a ampliação das blitze educativas e de fiscalização.

“A normatização e fiscalização envolvendo o trânsito fazem parte dos pilares do Pnatrans e serão intensificados pelas nossas equipes no sentido de identificar e coibir ações em desacordo com a legislação. Paralelo a esse esforço, também serão ampliadas as atividades educativas que já são desenvolvidas no intuito de conscientizar a comunidade e promover o reforço das boas práticas”, comenta.

Radares

Nas últimas semanas, o Município iniciou a implantação de 14 novos dispositivos de fiscalização de velocidade em diversos pontos da cidade. Atualmente, 44 radares já estão em operação.
Segundo a Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, os outros 14 devem iniciar a operação nas próximas semanas.
“Com isso, praticamente todos os pontos considerados como críticos para a segurança viária no Município estarão sendo devidamente fiscalizados. Além disso, é importante ressaltar que  esses dispositivos também contribuem para o fortalecimento da segurança pública, uma vez que contam com câmeras de segurança e tecnologia de leitura de placas”, declara o superintendente João Rodrigo Pontes.

A lista com os radares em operação no Município e outras informações podem ser acessadas pelo site da Prefeitura através do link https://transportes.pontagrossa.pr.gov.br/dep-engenharia-trafego/.

Acidentes

Somente em 2022, Ponta Grossa registrou mais de 2 mil acidentes de trânsito. Os dados consideram os registros da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, que atende situações sem vítimas,  e do Corpo de Bombeiros, responsável pelos acionamentos com vítimas.
No caso da Superintendência foram registrados 296 acidentes sem vítimas, enquanto o Corpo de Bombeiros atendeu 1.769 ocorrências envolvendo  2.113 vítimas e 36 óbitos

As regiões com mais acidentes são o Centro e Uvaranas.

Frota
Segundo dados do IBGE referentes a 2022, Ponta Grossa figura entre na quinta posição entre as cidades do Paraná com o maior número de veículos. Conforme o Instituto, são 239.361 veículos registrados na cidade. Desse total, a maioria é de carros (142.553), motos (29.657) e caminhonetes (21.195).

Pnatrans

Desenvolvido pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.

As ações do Pnatrans envolvem seis pilares: Gestão e Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento e Normatização e Fiscalização.
Dentre os pilares, são abarcadas estratégias como a discussão e normatização de tecnologias e de características inerentes à segurança veicular, diminuição do tempo de atendimento às vítimas, reforço da fiscalização viária coibindo atitudes como excesso de velocidade e uso de álcool e substâncias psicoativas, adequação e classificação viária e dos limites de velocidade, fortalecimento de ações de gestão integrada, entre outros.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.