Força verde encontra área de desmatamento de araucárias em Prudentópolis
A Polícia Militar Ambiental (PMA) encontrou 86 árvores raras derrubadas em uma área de desmatamento no município de Prudentópolis, na região central do Paraná. A maioria, dizem os policiais, é de araucárias.
Foto: Força Verde
Segundo o G1 Guarapuava, os crimes ocorreram em duas localidades próximas ao Salto São João, segundo a polícia. A seiva das árvores apontou que o corte é bem recente, diz a polícia. Os responsáveis foram identificados e detidos.
“[São] árvores que foram derrubadas com fins comercias. A partir do momento que identificamos esse corte, foram tomadas as providências legais. Essas árvores estão, agora, à disposição da Justiça, como meio de prova do crime”, afirma o policial Marcelo Veigantes.
Conforme avaliação da PMA, o local, próximo a uma lavoura, tinha mata fechada. Os cortes foram feitos sem que ninguém percebesse por se tratar de uma área de difícil acesso. Ao chão, foram árvores de mais de 60 anos, por exemplo.
A ONG SOS Mata Atlântica afirma que Prudentópolis está entre as cinco cidades do estado que mais desmataram entre 2000 e 2014. A araucária é uma árvore em extinção – atualmente, existem apenas 2% de toda a vegetação original dela.
Na época de colheita de pinhão, a lei fica ainda mais rígida em relação aos pinheiros. “Enquanto tiver ocorrendo a debulha de pinhão, é proibido qualquer tipo de corte de araucária. Quando não existe autorização legal, é tomada a providência, que, no caso, é o cometimento de crime” explica Veigantes.
Agora / G1