Procon abre mutirão online para renegociação de dívidas
Pessoas físicas e microempreendedores terão duas semanas para renegociar suas dívidas. A prefeitura de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – SENACON – está promovendo, de hoje até dia 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas.
Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre o PROCON, a Senacon, o Banco Central do Brasil, o Sebrae, a Febraban e a Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataformawww.consumidor.gov.br.
A adesão é bastante simples. Segundo o coordenador executivo do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataformawww.consumidor.gov.br, entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com o coordenador Edgar Hampf, a iniciativa atende a uma demanda crescente de consumidores que encontram-se em situação financeira delicada, em função das dívidas crescentes. “Esta é a oportunidade de obter uma renegociação vantajosa, efetiva e imediata, especialmente das dívidas mais pesadas, que têm encargos maiores”, explica. Segundo Hampf, a recomendação é que o consumidor procure estancar – com a renegociação – o crescimento principalmente das dívidas com cartões de crédito e cheque especial. “Essas são as que têm juros e acréscimos mais pesados. É dessas, principalmente, que o consumidor deve livrar-se logo”, reforça Edgar Hampf.
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento
Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro.
Agora 1