PCPR incinera mais de 3,5 toneladas de drogas em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) incinerou mais de 3,5 toneladas de drogas em datas entre os meses de julho e setembro deste ano, em Curitiba. Entre os entorpeces incinerados estão maconha, crack, cocaína, ecstasy, LSD, MDMA e haxixe. As drogas foram apreendidas em operações realizadas pelos distritos da PCPR na Capital. Estima-se que essa quantidade de droga apreendida tenha causado um prejuízo de mais de R$ 17 milhões para o crime organizado.
Do total incinerado, a maior parte era de maconha e cocaína, totalizando 2,5 toneladas e 148,6 quilos, respectivamente.
A delegada chefe da Divisão da Capital da PCPR, Maritza Haise, afirma que as através das incinerações podemos ver o trabalho das forças policias. “As incinerações regulares acontecem como reflexo do trabalho das unidades policiais nas ruas, pela apreensão dessas substâncias”, completa.
Haise ressalta que as incinerações têm impacto em aspectos, como segurança e a liberação de espaço nas unidades, uma vez que as incinerações regulares impedem a estocagem de grandes quantidades por prazos alongados.
As incinerações de entorpecentes aconteceram periodicamente. As destruições das drogas devem ser realizadas em, no máximo, 30 dias contado da data da apreensão. A exigência está descrita na Lei 11.343/96.
As apreensões e as incinerações também geram impacto na sociedade. A retirada das drogas na rua garante mais segurança à população e queda de crimes como homicídios