Prefeitura retira mais de 18 toneladas de lixo de rios e córregos
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta semana uma operação de limpeza no Arroio da Ronda, nos sentidos da Rua Londrina e BR-376, onde foram recolhidas 3,105 toneladas de inservíveis, entre eles pneus velhos. Desde o início deste ano, quase 18 toneladas foram retiradas de quatro arroios da cidade. Em 2021, mais de 640 toneladas receberam a destinação correta devido ao trabalho realizado.
De acordo com a prefeitura Elizabeth Schmidt, a manutenção constante é necessária para o controle dos resíduos nos 14 arroios da cidade, com o intuito não apenas ambiental, mas para evitar alagamentos.
“Contamos com uma quantidade significativa de pessoas morando ao redor destes locais e uma parte delas, infelizmente, descartam resíduos sólidos nos arroios. Além do trabalho realizado pela Prefeitura, pedimos a colaboração dos moradores do entorno para que não poluam os arroios, pois isso contribui para que ocorram alagamentos em dias de chuvas fortes”, disse Elizabeth.
Neste ano, foram efetuadas 10 limpezas em quatro arroios da cidade. No Arroio da Prancha, na Vila Liane, foram retiradas 5,7 toneladas de resíduos em três intervenções. No Arroio da Ronda foram quatro intervenções e recolhidas 5,4 toneladas. Já no Arroio Lageado Grande, próximo à rotatória da UTFPR, por duas vezes as equipes estiveram no local, retirando 5 toneladas, e no Arroio Francelina, em Uvaranas, foi mais 1,5 toneladas de resíduos sólidos, em uma intervenção da Secretaria de Meio Ambiente. Ao todo, nestes quatro locais, foram quase 18 toneladas.
Em 2021, no Arroio de Olarias foram retiradas 274 toneladas, no Arroio da Ronda 109,5 toneladas, no Arroio da Prancha 85,3 toneladas, no Arroio de Lageado Grande 42,3 toneladas, no Arroio Pilão de Pedra um total de 38 toneladas e nos demais arroios somados.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela, comenta que a Prefeitura está dando uma atenção especial para locais, que frequentemente registravam inundações. Segundo ele, após levantamentos efetuados nestes locais, foi constatada a redução significativa no número de registros. “Isso é reflexo da manutenção dos arroios e da destinação correta dos resíduos. Dependendo da situação, pedimos para que os munícipes entrem em contato com a Secretaria que faremos o que for possível buscar os resíduos e evitar, assim, problemas causados por inundações”, finaliza Pitela.