Agora1

Prepare o bolso! Conta de água fica 5,7% mais cara a partir de maio no Paraná

15 de abril de 2021 - 20:02
Arquivo

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, nesta quarta-feira (14), a regularidade da Audiência Pública nº 1/2021 da 1ª fase da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e homologou a tarifa preliminar em R$ 5,6675/m³, o que representa variação de 5,7701%. Os novos valores tarifários passam a valer 30 dias após a publicação da Resolução da Agepar no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o órgão, a aprovação é mais uma etapa da 2ª RTP. Foram discutidos dois cenários que incluem compensações previstas nas definições dos últimos reajustes: manutenção da compensação do saldo da conta gráfica em quatro anos com o índice de 5,7701% ou a compensação da conta gráfica apenas para o primeiro ano do ciclo tarifário, com índice de 6,4845%.

O relatório recomendou e o Conselho Diretor aprovou a primeira opção. “O pagamento em quatro anos permite um menor impacto de curto prazo no orçamento das famílias e empresas, especialmente considerando o atual momento de crise econômica e redução de renda”, destaca o relatório a partir de afirmação dos estudos da Coordenadoria de Energia e Saneamento (CES).

Obedecendo a uma série de procedimentos legais, a audiência ocorrida no último dia 31 de março analisou propostas e debateu com os usuários vários fatores que compõem a tarifa e os estudos da agência, notadamente realizados através da CES.

Um dos principais está relacionado à substituição do IGP-M pelo IPCA, justificada pela “elevada volatilidade do IGP-M às variações cambiais, o que não necessariamente reflete a variação monetária dos ativos já imobilizados da BAR; e ainda, o atendimento a recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que apontou a adoção do IPCA para esta finalidade com base na prática de outras agências reguladoras estaduais” ressalta.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.