Agora1

Beto Preto quer colocar HR de Telêmaco Borba em funcionamento na próxima semana

27 de maio de 2020 - 16:49
Divulgação

O Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, teve concluídas as obras que o prepararam para receber pacientes da Covid-19. Já está encaminhado o processo para a gestão da unidade. O hospital é uma das três estruturas do Interior que tiveram conclusão acelerada pelo Governo do Estado para reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus.

No hospital de Telêmaco Borba haverá a disponibilidade de 50 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19. Além de Telêmaco Borba, o hospital irá atender também pacientes de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

Nesta terça-feira (26), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve no local para verificar a finalização das obras. No encontro, a Klabin apresentou o investimento, de cerca R$ 1,5 milhão, em equipamentos e estruturas que fez no local. O HU deverá inciar os atendimentos na próxima semana.

A edificação foi inaugurada por diversas vezes desde 2010, mas ainda não recebeu nenhum paciente. “Essa unidade hospitalar é nova, mas precisava de reparos e manutenção. Com essa parceria entre o Governo do Estado e a Klabin, pudemos avançar, acelerar e em pouco mais de um mês disponibilizar leitos de UTI e de enfermaria voltados para os pacientes Covid-19”, disse Beto Preto.

TRÊS HOSPITAIS – O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Saúde anunciaram em abril a abertura de três novos hospitais para reforçar o suporte ao atendimento no período da pandemia.

Além de Telêmaco Borba, também os hospitais regionais de Ivaiporã (Vale do Ivaí) e Guarapuava (Centro-Sul), que tinham previsão de entrega para dezembro, tiveram obras antecipadas para oferecer novas leitos e fazer frente à pandemia. O Governo do Estado já trabalhava para concluir as unidades, dentro da estratégia de levar o atendimento à saúde mais perto das pessoas.

Em Telêmaco Borba, o convênio com a Klabin permitiu a aceleração da entrega. O investimento da empresa foi direcionado a equipamentos, adequação e manutenção de estruturas de segurança e obras civis.

Entre os itens estão caldeira, instalações elétricas, hidráulicas e de gases, compra e instalação de aparelhos de ar condicionado, adequação das iluminações internas e externa do hospital, entre outros.

SUPORTE – O diretor da Klabin, Arthur Canhisares, afirmou que a indústria tem uma política de integração com a comunidade. “A Klabin entende que este suporte para o sistema de saúde da região é fundamental no enfrentamento da Covid-19. Essa doação segue a nossa política de sustentabilidade e materializa nossa atuação como empresa cidadã”, declarou.

PARCERIA – O secretário Beto Preto destacou a parceria entre agentes públicos e privados para a reorganização do Hospital. “Uma parceria como esta precisa ser celebrada, ganha o governo, ganha a empresa e, principalmente, ganha a população que terá leitos próximos de casa”, disse ele.

Nos próximos dias, a instituição que será responsável pela gestão da unidade hospitalar receberá pacientes da região por meio do Complexo Regulador do Estado, através do Sistema Care.

RENOVADA – O Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos, enfatizou a importância da unidade hospitalar. “São mais de dez anos de espera. Estamos muito satisfeitos porque a cidade conta somente com hospitais particulares e há muitos pacientes que se deslocam diariamente para receber atendimento em diversas regiões do Estado”, disse ele.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na visita o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski; o diretor-presidente da Funeas, Marcello AugustoMachado; o diretor-geral da Paraná Edificações, Lucas Grubba Pigatto, e o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Vinícius Filipak.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.