Agora1

Boa noticia, aeroporto Santana reabre para vôos executivos

17 de março de 2016 - 18:35

Prefeitura finaliza adaptações na pista exigidas pela ANAC; investimento é de R$ 10 milhões

Falta pouco para que Ponta Grossa esteja apta a entrar na rota dos voos comerciais do Brasil. Nesta semana, a Prefeitura finalizou mais uma etapa no processo de adaptações e licenças para que este sonho da comunidade seja realizado. Agora, todas as modificações estruturais exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e CINDACTA II diretamente na pista do Aeroporto Santana já foram concluídas e aprovadas. Com o fim desta etapa, a pista está novamente liberada para vôos executivos, após ficar interditada para obras, desde 15 de fevereiro deste ano.

aviacao_executiva_e_liberada_no_santana_4

O aeroporto já obteve a emissão dos NOTAN (Notice to Airmen – aviso aos navegantes) de alteração de características físicas da pista, que incluíram alteração das distâncias declaradas, nova declinação magnética, recuo da cabeceira 08 e demarcação de pátio e pista, realizadas através da Secretaria de Indústria e Comércio, pasta responsável pela gestão do Aeroporto de Ponta Grossa. Isso significa que o tráfego aéreo voltou ao que era antes, porém, agora, com uma estrutura ampliada e já com toda a sinalização horizontal exigida pelo órgão que regula a operação de vôos comerciais (de transporte de passageiros). O próximo passo neste longo processo exigido pelas autoridades aeroportuárias será a realização de um simulado de combate a incêndios e, na sequência, os vôos de passageiros já serão possíveis para as empresas aéreas.

aviacao_executiva_e_liberada_no_santana_3

“É mais uma etapa vencida, com a aprovação das mudanças das características da pista que nos foram exigidas. Agora entramos em mais uma etapa para a homologação da sessão contra incêndios junto à Anac”, afirma o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Carbonar. Com a reabertura, foram retomadas as tradicionais atividades do Aeroclube de Ponta Grossa e das empresas de aeromecânica instaladas no Santana. Nesta quinta, dezenas de aviões pousaram e decolaram para procedimentos de manutenção, após o período de paralisação. Dentro de até dez dias, o balizamento noturno também já estará novamente disponível – o sistema de lâmpadas de 6.000 volts está em manutenção.

aviacao_executiva_e_liberada_no_santana_2

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.