Prefeitura entrega 189 novos kits escolares para crianças de Guaragi
Estudantes da Escola Municipal Maria Elvira Justus Schimidt receberam 189 kits escolares, ampliando a qualidade do aprendizado
Famílias do Distrito de Guaragi receberam nesta terça, 15 de março, 189 kits escolares desenvolvidos pela Secretaria de Educação para melhorar o aprendizado dos estudantes das escolas municipais de Ponta Grossa. Os kits escolares foram entregues pelo prefeito Marcelo Rangel e pela secretária de Educação, Esméria Savelli, acompanhados do vereador Valter de Souza e pela diretora da escola, professora Giovane do Rocio Antoniacomi, além de pais e mães dos alunos do Ensino Fundamental, com idades de cinco a nove anos.
Os uniformes e materiais serão essenciais para o ano escolar, além de reduzirem custos para as famílias, em cumprimento à política escolar do Município. Para a diretora Giovane Antoniacomi, o kit é um fator de inclusão social e de igualdade de oportunidades. “Com os uniformes e kits, a gente percebe que as crianças sentem-se como iguais. Percebemos também que a escola fica mais bonita e os estudantes, mais felizes”, relata. Os uniformes também estão sendo entregues a todos os estudantes, do Infantil e do Fundamental.
A Secretária Esméria Savelli lembra que a escola, localizada em um distrito rural, tem a mesma qualidade das melhores escolas do município. “A escola pública tem que ser rica, de qualidade, para todos. Rica em seus espaços, em sua alimentação, em seus materiais, estimulando o crescimento e o desenvolvimento intelectual das crianças da nossa cidade”, acredita a secretária.
O prefeito Marcelo Rangel salientou aos pais, alunos e professores, que “não há obra maior e mais importante para a população, do que a escola de qualidade”, lembrando que Guaragi já conta com o Ensino Integral. “A Escola Integral faz uma grande diferença na vida de uma criança. Manter a criança na escola não é somente para facilitar a vida dos pais, mas também para transformar a vida delas, com melhor nutrição, resultando em menos riscos de doenças. É evidente a evolução de uma criança que estuda em tempo integral”, observa Rangel aos atentos pais e mães.
Claudete Aparecida de Souza, mãe da aluna Evelin de Souza, acredita que os kits escolares representam a igualdade entre as crianças. “Com os uniformes e os materiais entregues para todos os alunos, isso significa que nenhum é melhor do que o outro, todos são iguais e têm as mesmas oportunidades de estudar”, conta.
Em tempo integral
Atualmente, cerca de 18 mil crianças ponta-grossenses já estudam em escolas de tempo integral oferecidas pelo Município. Este sistema de ensino oferece conhecimentos e aprendizado também no contraturno escolar, mantendo as crianças na escola por mais tempo e permitindo muito mais qualidade para os estudantes e conforto para os pais – que têm a certeza de que seus filhos estão em um ambiente seguro, sob os cuidados dos atenciosos professores.
Neste precioso tempo, além das Ciências, do Português e da Matemática, as crianças aprendem desde a cuidar de hortas até a leitura e contação de histórias, passando pela criação de textos e poesias, como esta, declamada durante a entrega dos kits: São muitos elogios / que no papel não dá pra falar. Mas fica o nosso muito obrigado / por nesta escola estudar. Assim como no poema, nem todo o significado deste trabalho cabe na reportagem.