Agora1

Biblioteca Pública de Ponta Grossa fica em 1º lugar em prêmio nacional

1 de outubro de 2019 - 20:27

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, alcançou o 1º lugar nacional no programa Conecta Biblioteca.

Ao todo, 272 bibliotecas foram inscritas e 108 selecionadas em todo o Brasil para receberem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios durante 15 meses, com o objetivo de atrair mais jovens atividades culturais. O resultado foi divulgado na tarde de ontem, 30 de setembro, e colocou Ponta Grossa em evidência em todo o país pela excelência e inovação neste período.

“A conquista do prêmio de ‘Bibliotecas Transformadoras’ é o reconhecimento do trabalho em equipe do Comitê In-Pulsação, e mostra o quanto nossa biblioteca pode ser um espaço para atividades inovadoras e acolhedoras para os jovens da cidade. Tive a oportunidade de coordenar o projeto, juntamente com Alfredo Mourão, e nos seis primeiros meses, ainda em 2018, planejamos a programação através de pesquisas com a comunidade e o comitê. Em 2019, colocamos em prática as atividades. A resposta dos participantes foi muito gratificante, principalmente por mostrar a importância da leitura e das ações culturais para o desenvolvimento profissional e cognitivo dos jovens”, afirma Elisângela Schmidt, assistente cultural da Fundação Municipal de Cultura e coordenadora do Comitê Jovem In-Pulsação.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, a premiação nacional foi uma grande satisfação e uma demonstração da seriedade do trabalho realizado pela equipe, tanto dos servidores da Biblioteca quanto dos que trabalharam diretamente com o Conecta. “Vale destacar o empenho de todos que desenvolveram os projetos e ações que culminaram nesta significativa premiação. Mais uma vez, a Fundação de Cultura de Ponta Grossa é destaque nacional”, completa.

O principal objetivo era aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018. Para atingir essa meta, foi criado, no ano passado, um Comitê Jovem para realizar pesquisas com a comunidade, incluindo estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais já graduados. Os integrantes realizaram entrevistas com pessoas da comunidade para saber o que a população esperava da Biblioteca Pública. Foram ouvidas 351 pessoas em 32 entrevistas, entre conversas individuais e com grupos focais.

Entre as ações realizadas tiveram clubes de leitura para jovens e adultos com autores da cidade (participaram os escritores Lucas Walker, Kleber Bordinhão, Ramon Ronchi, Miguel Sanches Neto, Phellip Willian e Melissa Garabeli), exposição de fotografias do projeto Lente Quente e distribuição de poesia com alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha. Aconteceram oficinas de booktuber (com a youtuber Nicoly França, com as jornalistas Luana Caroline do Nascimento e Marina Semensati e a publicitária Aline Kovalski), de teatro (com a atriz Michella França), de produção de podcast (com o jornalista André Bida), de criação, rima e composição (com o músico João Triska e o rapper Santa Rima), de canções instantâneas (com os músicos Maurício Pereira e Tonho Penhasco) e de poesia alternativa (com as acadêmicas Letiellen Teixeira Bueno e Camila Ienke, do curso de Letras). Também passou a integrar a agenda da Biblioteca Pública os encontros do #vemvestiba, com debates sobre as obras literárias cobradas nos vestibulares da UEPG que também estão disponíveis no acervo para empréstimo.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.