Agora1

Educação de Ponta Grossa participa de prêmio nacional

4 de março de 2016 - 20:30

O Ministério da Educação esteve em Ponta Grossa hoje, 04 de março, para visitar as práticas da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa participa do Prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo: a escola no enfrentamento das desigualdades sociais. A visita técnica faz parte da avaliação do MEC para selecionar as iniciativas que serão premiadas no concurso nacional. Ponta Grossa está entre as 10 cidades selecionadas no Brasil inteiro para concorrer ao prêmio. Nessa etapa da competição, os técnicos conhecem de perto os projetos inscritos na primeira seletiva e avaliam os processos de inclusão organizados pela Rede Municipal de Ensino de cada cidade.  Durante a manhã os técnicos visitaram algumas instituições para conhecer como funciona o programa Saúde na Escola, Lacre Solidário e Rota da Acessibilidade. Também conheceram as instalações da Secretaria Municipal de Educação além do Centro Municipal de Assistência Educacional Especializada (CMAEE), departamento da SME que desenvolve projetos para atender aos alunos que precisam de atendimento especial.
Segundo a consultora do MEC, Elaine de Souza Ramos, estar entre as cidades selecionadas já garante a Ponta Grossa louvor pelo trabalho desenvolvido. “Estamos vendo a maneira que a Secretaria se articula para promover várias frentes de inclusão. Percebemos que existe um fluxo e uma organização de projetos acontecendo de maneira bastante articulada. O município está de parabéns”, conta a representante do Ministério.

12828299_195427694156163_6502880563454667631_o

Jucielene Thomaz, coordenadora do Programa Saúde na Escola, explica que os trabalhos são feitos com bastante empenho e tem uma eficácia muito grande. “Nossos programas de conscientização e inclusão acabam usando a escola como uma porta de entrada para se dissipar por toda a sociedade”, destaca a coordenadora.
Junto com os projetos, foi inscrito o relato de experiência “A contribuição do Serviço Social no Âmbito Educacional”, que descreve as práticas inclusivas desenvolvidas pela SME: Saúde na Escola, Lacre Solidário, Rota da Acessibilidade, Trabalhando na capacitação social de educadores, visando À efetivação e a proteção aos direitos da criança e Intervenção Social, promovendo uma aproximação entre Famílias e Escola no combate à infrequência Escolar. O resultado do Prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo: a escola no enfrentamento das desigualdades sociais será divulgado em abril.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.