Richa cria 26º BPM para a região de Telemaco Borba
O 26º BPM de Telêmaco Borba foi o segundo criado pelo governador nesta quinta-feira. Pela manhã, Richa assinou o decreto de criação do 27º BPM, com sede em União da Vitória. Richa disse que a presença de um Batalhão em Telêmaco Borba era reivindicação antiga da região. “O novo BPM vai atender dez municípios, com população de mais de 200 mil pessoas. A segurança será muito reforçada. O efetivo será mais que triplicado. Hoje são 130 policiais e chegaremos a 390. Além disso, com mais viaturas e equipamentos, haverá condições melhores para os policiais combaterem o crime”, afirmou Richa. O governador disse que o reforço na segurança pública também atende ao novo perfil socioeconômico da região, transformada com o investimento da Klabin. bAlém de Telêmaco Borba, o 26º BPM irá atender Ortigueira, Imbaú, Curiúva, Figueira, Sapopema, Reserva, Tibagi, Ventania e Cândido de Abreu. Com a criação do Batalhão, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tinha sede em Telêmaco, será nesta sexta-feira (4) formalmente transferida para Loanda, no Noroeste do Estado.
Governador Beto Richa durante solenidade de assinatura do decreto que cria o 26º.Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba, entrega licenças ambientais para a Klabine Copel.
Telêmaco Borba, 03/02/2016.
Foto: Orlando Kissner/ANPr
“Com a criação do Batalhão, aumenta a capacidade operacional da PM na região, o que tem com reflexo na redução de crimes patrimoniais, que são os que mais preocupam atualmente e que exigem prevenção e policiamento ostensivo”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.O comandante-geral do Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, disse que se conclui um processo importante, com a inclusão de novos policiais e a elevação da Companhia Independente à condição de Batalhão. “Isso possibilita o reforço, que em breve aumentará a sensação de segurança das famílias que residem aqui.” O comandante do 26º BPM, Dirceu Kosloswski, também participou da solenidade.Para o prefeito em exercício de Telêmaco Borba, Dã Cortez, a medida é uma conquista. “As câmaras de vereadores e as prefeituras da região se uniram para buscar diálogo com o Governo do Estado. O governador entendeu a nossa necessidade e a criação do Batalhão se concretiza, para um melhor atendimento da população”, disse ele.
Agencia Estado Parana