Projeto ‘Banho Solidário’ começa a atender população em situação de rua
Iniciativa disponibiliza banheiros individuais e separados, com chuveiros aquecidos, para mulheres e homens
Na tarde desta sexta-feira (5) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e a Fundação de Assistência Social (Faspg), lançou o projeto Banho Solidário. Ele atenderá pessoas em situação de rua todas as sextas-feiras, das 17h às 20h, no estacionamento do Restaurante Popular Guilherme Cavina.
“Uma grande iniciativa, um projeto de solidariedade que é o primeiro do Brasil adotado por uma Prefeitura. Mostra o respeito e dedicação dos nossos profissionais técnicos com o bem-estar de todos os cidadãos ponta-grossenses”, comenta o prefeito, Marcelo Rangel.
Os usuários que quiserem usar o projeto terão que realizar um cadastro com a assistente social e logo após receberam a senha para o banho. Além da estrutura, as pessoas em situação de rua, puderam escolher uma roupa limpa, tomar sopa durante o período de inverno, e receberam um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.
Durante a inauguração também houve a ação de parceiros, com corte de cabelo, entrega de ração para os animais da população de rua, entrega de roupas íntimas e meias, entrega de cobertores e realização de testes rápidos.
“Com a queda nas temperaturas nada melhor do que um banho quente para se aquecer e com este projeto conseguiremos atender todo nosso público de rua, seja os que estão de passagem ou as pessoas que moram nas ruas da cidade”, destaca a presidente da Faspg e secretária da SMPPS, Simone Kaminski. O investimento para realizar o projeto foi de aproximadamente R$ 87 mil.
Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social. “Já passei por muitas cidades e foi aqui que encontrei um dos melhores serviços para quem vive em situação de rua, especialmente a assistente social Rose, que trata a gente com muita atenção. Eu uso sempre o serviço do Centro Pop e também almoço no Restaurante Popular. Esse projeto de banho para morador de rua só vi uma vez em São Paulo e com certeza vai ajudar muito aqui em Ponta Grossa”, comenta Gilmar Antonio de Oliveira, de 46 anos, que vive em situação de rua há quatro anos.
Serviços destinadas a população de rua
O Centro POP oferta além de atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga, oferece café da manhã, vale almoço (no restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda de pertences, passagens intermunicipais.
O Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas (mendicância, trabalho infantil, moradores de rua, entre outras situações).
Também existe Termos de Parceria com outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas.