Agora1

Funcionários da Vale e engenheiros que atestaram barragem em MG são presos

29 de janeiro de 2019 - 08:01

Funcionários da Vale foram presos na manhã desta terça-feira (29) em uma ação realizada em conjunto da PF (Polícia Federal), MPF (Ministério Público Federal), as Promotorias mineira e paulista, e as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Dois engenheiros que atestaram a estabilidade da barragem de Brumadinho (MG) e três funcionários da Vale responsáveis pelo local e seu licenciamento foram presos, quatro dias após o rompimento que deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos. Os mandados de prisão temporária, expedidos pelo Juízo da Comarca de Brumadinho, têm validade de 30 dias.

Os três funcionários da Vale, presos na região metropolitana de Belo Horizonte, estavam “diretamente envolvidos e responsáveis pelo empreendimento minerário e seu licenciamento”. Segundo o MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais). Em nota, a Vale disse que “está colaborando plenamente com as autoridades”.

“A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”. Já em São Paulo (SP), foram presos os dois engenheiros terceirizados “que atestaram a estabilidade da barragem”.

Eles são Makoto Namba e André Yum Yassuda, que atuam para a empresa alemã Tüv Süd. Ela ainda não se pronunciou a respeito das prisões desta terça. Ainda segundo o MP, além das prisões, foram expedidos outros doze mandados de busca e apreensão.

Buscas entram no 5º dia em Brumadinho com 279 desaparecidos. Barragem de mineração da Vale rompeu na sexta-feira (25) e pelo menos 65 pessoas foram mortas

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.