Agora1

PRF apreende “Cerol”, em Ponta Grossa

14 de janeiro de 2019 - 09:12

A equipe da Unidade Operacional de Furnas, estava em ronda pela Rodovia BR 376, perímetro urbano, quando por volta de 01h10 da madrugada de domingo (13), avistou o veículo Citroen Xsara Picasso, com problemas mecânicos (pane seca), próximo ao KM 491, Viaduto do bairro Santa Paula, em Ponta Grossa.

Segundo a PRF, em fiscalização minuciosa, no interior do veículo foram encontrados rolos, pronto para o uso, de fio de nylon preparados com Cerol (pó de vidro).

Material foi apreendido e condutor liberado, após ser notificado.

O cerol ou cortante é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), que é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas.

Essa “brincadeira” pode ser extremamente perigosa, pois quando a linha está totalmente esticada, dificilmente tem-se a visão da mesma e, ao passar em velocidade (ou não) por ela, funcionará como uma perfeita “guilhotina”, um verdadeiro instrumento perfurocortante, podendo produzir lesões perfuroincisas de grande profundidade. São inúmeros os casos de lesões corporais e até mortes de motociclistas, ciclistas, transeuntes e até mesmo de animais que são simplesmente degolados ao terem a linha enroscada em seu corpo, que enseja, portanto, uma análise jurídico-penal, dessa prática.

Na esfera administrativa não há, no momento, lei federal disciplinando a matéria, mas no Estado de São Paulo, no entanto, a Lei 10.017 de 1998 proíbe expressamente a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas, cuja infração do disposto na lei supracitada sujeitará o estabelecimento infrator a advertência pela autoridade competente e em caso de reincidência ao fechamento do estabelecimento.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.