Agora1

Orquestra Sinfônica e Coros de Ponta Grossa apresentam concerto ao ar livre

17 de abril de 2018 - 19:09

Por: Luana Caroline Nascimento

Mais de 200 músicos darão vida à obra Carmina Burana no próximo domingo, dia 22, na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco. O espetáculo terá a participação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Coro Cidade de Ponta Grossa, Coro em Cores, Meninas Cantoras de Ponta Grossa e solistas convidados. A apresentação será às 20h.

O repertório foi apresentado em dezembro de 2017 e aproximadamente 800 pessoas encheram a Praça Barão do Rio Branco para assistir. Thiago Andrade Neves esteve presente na plateia e ressalta a importância de uma iniciativa de inclusão cultural para um público que dificilmente teria acesso a uma produção deste porte. “Acredito também que pode despertar o interesse e a curiosidade de futuros músicos que temos em potencial e que, sem esse contato, nunca iriam se descobrir”, ressalta.

A apresentação será regida por Rafael Rauski, que relata que um concerto que reúne músicos da orquestra e de coros exige um preparo diferente, principalmente de grupos que têm dinâmicas distintas. “A peça é muito dinâmica, reúne ao mesmo tempo movimentos rápidos e enérgicos com movimentos lentos e cantabiles. Para que essa troca ocorra com fluência, é preciso que todos estejam muito conscientes do que fazer em todos os momentos. Por isso, os ensaios gerais são momentos extremamente importantes para dar ao grupo o entrosamento necessário”, afirma Rauski.

Glória: Coro Cidade e convidados
Além de Carmina Burana, as vozes do Coro Cidade de Ponta Grossa irão ecoar também a composição ‘Glória’, de John Rutter, neste mês de abril. A apresentação será no dia 29, domingo, em dois horários: às 10h na Igreja Luterana Bom Pastor e às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A entrada é gratuita. Acompanhando o Coro Cidade haverá uma grupo de metais.

O maestro do Coro Cidade, Eudes Stockler Jr., relata que a peça foi escrita em 1974 para coro, metais, percussão e órgão. O texto ‘Gloria’, parte do ordinário da missa, é dividido em três partes pelo compositor e, semelhantemente a uma sinfonia, é apresentada em três movimentos, alternando os movimentos rápidos das extremidades com um lento os dividindo. “Um desafio para os músicos que é bem recebido pelo excelente resultado que advém de sua boa execução. Os instrumentistas convidados e os cantores do Coro Cidade estão muito empolgados com este repertório”, afirma o maestro.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.