EUA, França e Reino Unido atacam a Síria
A investida foi anunciada pelo próprio Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, na noite de sexta-feira (13), como resposta ao suposto ataque químico contra a cidade síria de Duma no último fim de semana.
O regime sírio nega o uso de armas químicas. “Ordenei as Forças Armadas dos Estados Unidos a lançar ataques precisos em alvos associados com estabelecimentos de armas químicas do ditador sírio Bashar al-Assad”, disse Trump em pronunciamento na Casa Branca. Segundo o presidente, o uso de armas químicas na cidade de Duma foi uma escalada significativa.
Ele classificou as ações como monstruosas. Segundo a agência, o Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH) afirmou que um centro de pesquisa científica e bases militares na cidade foram atingidos por ataques aéreos.
No total foram lançados 105 mísseis contra os três alvos na Síria, ainda segundo o Pentágono. É quase o dobro da quantidade de armamento usada no ano passado, quando os norte-americanos reagiram a outro ataque químico atribuído ao regime de Assad que deixou 86 mortos.