Agora1

Morre em PG o maestro, compositor e professor Gabriel de Paula Machado

31 de agosto de 2017 - 12:33

Hoje, Ponta Grossa perdeu um de seus filhos mais ilustres e um dos maiores nomes da nossa cultura: faleceu o maestro, compositor e professor Gabriel de Paula Machado. 

Professor Gabriel, como era carinhosamente conhecido, fundou o Coral da UEPG, tendo por base o Conjunto de Vozes Madrigal. Pioneiro, colocou o Canto Coral como opção da disciplina de Prática Desportiva e de Lazer, dentro de um projeto pedagógico da UEPG. Foi regente do Coral da UEPG por mais de 18 anos, com mais 500 apresentações em diversos estados brasileiros.

Compositor de raro talento, deixa um grande acervo musical, obra que está sendo resgatada. Recentemente, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa executou sua valsa, Olvidada. Vale lembrar que o professor Gabriel foi pianista da nossa Orquestra por mais de dez anos.

Sempre envolvido com movimentos da Igreja Católica, coordenou o MFC Diocesano, com forte atuação nos Encontros de Noivos e de Casais, além de Cursilhos de Cristandade e Conselho de Leigos da Regional Sul 2. Era irmão do conhecido Padre Paulo.

Foi professor titular fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras unidade-mãe da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG sendo o primeiro chefe do Departamento de Análises Clínicas. Na nossa Universidade, exerceu vários cargos didáticos administrativos, desde sua fundação até dezembro de 1995.

Aos 93 anos, deixa uma enorme lacuna no cenário cultural e universitário de Ponta Grossa.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.