Sandro Alex critica ANAC por aumento nas tarifas de bagagens
O deputado federal Sandro Alex (PSD) cobrou na tribuna da Câmara Federal na quarta-feira (23), explicações da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), sobre a cobrança de bagagens feitas pelas empresas aéreas.
As empresas aéreas cobram uma taxa extra aos passageiros que quiserem despachar suas bagagens. Com a nova resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em vigor, além de outras alterações, as companhias poderão cobrar uma taxa extra aos passageiros que quiserem despachar suas bagagens.
Até então, em voos domésticos, todos os passageiros tinham direito a despachar uma mala de até 23 quilos e levar uma bagagem de mão de até cinco quilos no avião. Para voos internacionais, a franquia era maior: era permitido o despacho de duas malas de até 32 quilos, com o peso da bagagem de mão variando entre oito e 10 quilos dependendo da companhia aérea.
O cliente não pagava nada a mais por isso, já que o preço da franquia de bagagem estava incluso no valor da passagem aérea. Segundo o deputado, a passagem seria mais barata se o usuário não tivesse bagagens para despachar. “A cobrança de bagagens não era para diminuir o preço nas passagens áreas? O que vemos é aumento!”, questionou Sandro Alex.