Rapper Thaty lança Lado Sul, e segue o legado do gangsta rap paranaense
O gangsta rap, segue bem representado na cidade de Ponta Grossa com o lançamento de ‘Lado Sul’ da Rapper Thaty. O gênero que tem seu primeiro registro nos Estados Unidos mais precisamente na Filadélfia em 1985 pelo rapper Schoolly D com a música ‘What Does It Mean?’ retratava a correria, as gangues e o universo paralelo à lei vivido nos guetos americanos na década de 80.
No Brasil grupos e mcs como Ndee Naldinho, Realidade Cruel, Facção Central, Dina Di e até mesmo Racionais Mc’s foram responsáveis por uma adaptação do gangsta rap, abordando temas sociais e criminalidade assim como os americanos, mas transmitindo a busca pela consciência coletiva e individual, buscando retirar o glamour e orgulho que os ‘gringos’ relatam em suas letras ao cantar a vida do crime.
O rap paranaense é reconhecido pelos expoentes do gênero gangsta com representantes de peso que eternizaram suas obras mesmo após buscarem outros rumos em suas carreiras. Grupos como Facinora Mc’s e Thiagão e os Kamikazes do Gueto são reconhecidos no país inteiro e tem suas músicas ainda hoje ecoando nas periferias do Paraná e do Brasil, e sem dúvidas são grandes responsáveis pelo surgimento de outros mc’s que se identificam e defendem o gênero.
Representando a Banca Somos um Só, com produção de 042 Produções, videoclipe produzido por Twoclock (Winside Records), Rapper Thaty continua um legado defendendo a voz feminina das periferias de Ponta Grossa, narrando em suas linhas o orgulho da sua origem a mc deixa o recado:
“… mentalidade avançada é raro, encontrar é difícil, sou daquelas que não usa a bunda, mas o raciocínio…”
Confira o videoclipe Lado Sul da Rapper Thaty