‘Operação Oikos’ da policia civil desmantela quadrilha no Paraná
Quinze pessoas foram presas nesta quarta-feira (31), durante a “Operação Oikos”, deflagrada na cidade de Maringá, pela Polícia Civil do Paraná. A ação policial tinha como foco uma quadrilha suspeita de roubo, furto, receptação, estelionato, tráfico de drogas e organização criminosa. Três suspeitos já estavam detidos pela prática de outros crimes e cinco pessoas não foram encontradas durante a operação e são consideradas foragidas da Justiça.
Durante as buscas, os policiais apreenderam um carro, uma moto, nove notebooks, 11 celulares, cerca de 40 folhas de cheques, sendo que duas estão com ocorrência de roubo, uma TV, um monitor, ferramentas de construção, dois scanners, uma impressora, duas máquinas de cartão de crédito e pequena quantidade de dinheiro venezuelano. A polícia acredita que os produtos são fruto de diversos roubos e furtos cometidos pela quadrilha na cidade de Maringá. A investigação, que começou em outubro de 2016, conseguiu mapear a atuação dos integrantes desta organização criminosa. Os alvos agiam de forma organizada e sistemática, completando toda a cadeia de crimes: desde o furto ou roubo, passando pela distribuição entre os receptadores, até serem destinados ao “consumidor final”.
Havia uma espécie de divisão dentro da quadrilha para cada crime. Pessoas específicas atuavam com cheques, possuindo já os “clientes” certos. Havia os que atuavam no ramo de informática e eletrônicos que tinham contatos em grupos de WhatApp com vendedores e compradores destes equipamentos. Outra ala da quadrilha era responsável pela confecção de notas fiscais falsas de celulares, notebooks e tvs para dar mais credibilidade no momento das “vendas”. E ainda tinha aqueles responsáveis pelo tráfico de drogas. “Eles atuavam cometendo furtos e arrombamentos em veículos, residências e comércios. A polícia começou a investigar alguns casos e conseguiu informações que convergiam para esta quadrilha. Acabamos chegando aos nomes destes 20 indivíduos que moravam e agiam em Maringá”, explicou o delegado operacional Laercio Cardoso Fahur.
Cerca de setenta policiais civis participaram da ação policial para cumprir 20 mandados de prisão e outros 18 de busca e apreensão. A operação contou com o apoio de policiais da Divisão de Narcóticos (Denarc) de Maringá e do helicóptero do GOA (Grupamento de Operações Aéreas) da Polícia Civil.
Mais informações serão repassadas em entrevista coletiva que será concedida às 10h30 desta quarta-feira (31) na sede da 9ª Subdivisão da Polícia Civil em Maringá (End: Avenida Mandacaru, 560).
Agora 1