Greca faz reunião de emergência após casos do jogo virtual “Baleia Azul” em Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta pais e responsáveis por crianças e adolescentes e os profissionais da educação e saúde em relação ao “jogo” Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa. Nesta madrugada, a rede municipal de saúde registrou cinco tentativas de suicídio entre adolescentes de 13 a 17 anos, que foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Em todos os casos, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos.
Ainda não há confirmação se os casos têm relação com o jogo. A Prefeitura solicitou investigação à Polícia Federal. Além disso, serão desenvolvidas atividades de prevenção ao suicídio nas escolas com estudantes adolescentes, faixa etária alvo do jogo. A ação envolve as secretarias municipal e estadual de Educação.
O prefeito de Curitiba Rafael Greca disse em sua pagina de face book na manhã desta terça-feira que a Policia Federal já foi acionada.
veja a nota:
“Convoquei uma reunião de emergência para discutir os casos do macabro jogo virtual “Baleia Azul”, que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa. Na madrugada passada cinco adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, deram entrada nas nossas UPAs com mutilações. Felizmente foram salvos do triste final. Instalei imediatamente a Rede de Proteção à Vida para que o alerta seja acionado junto às famílias, a acolhida dos jovens seja feita em nossas Unidades e também nas do Estado, e a denúncia seja protocolada junto à Policia Federal para que os “curadores” sejam identificados. A vida vale em Curitiba” disse Greca.
Imagens/ reprodução facebook Rafael Greca
Agora 1