Internauta é multado por comparar candidato a prefeito com personagem de desenho animado
Um internauta que mora em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foi condenado a pagar R$ 4 mil de indenização à Justiça Eleitoral após comparar um dos candidatos a prefeito da cidade nas Eleições 2016 a Dino, personagem da série “Família Dinossauros”. A Justiça também determinou um prazo para que a sátira fosse removida da internet e estipulou multa R$ 9 mil por dia de descumprimento. A ordem foi cumprida a tempo.
O alvo da ação judicial é o autônomo Ítalo Batista Soares, de 27 anos. Ele disse ao G1 nesta quinta-feira (2) que não recorreu e que aguarda uma convocação para que sejam definidos o valor final e a forma de pagamento. Enquanto isso, o advogado dele tenta negociar com a coligação “Por Uma Divinópolis Melhor”, que o processou. Dela fazia parte o então candidato Luiz Gonzaga Militão (PSDB), de 58 anos, alvo da sátira.
Na publicação feita por Ítalo, Luís Militão foi comparado a Dino da Silva Sauro, patriarca da família mostrada na série americana da década de 1990. O jovem disse que fez “apenas uma piada” e que não tinha o objetivo de ofender. “Diferente de ofensa, ele poderia ter visto como uma mensagem que o enaltece, pois o personagem Dino representa um pai de família trabalhador e responsável”, disse o internauta.
Depois da publicação, a coligação “Por Uma Divinópolis Melhor”, da qual Luís Militão fez parte, ajuizou uma representação eleitoral contra Ítalo por “expressões negativas”. Também procurado pelo G1nesta quinta-feira, Luís Militão disse que se sentiu ofendido pela publicação e deixou o caso sob os cuidados do setor jurídico do partido. Ele afirmou que o ambiente da internet “não pode ser usado de forma ilimitada”.
Com informações do G1