Rangel anuncia secretários para a área de infraestrutura
Foto: Agora 1
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) definiu na manhã desta terça-feira (20), os nomes dos secretários que estarão à frente das pastas relacionadas à infraestrutura da prefeitura de Ponta Grossa. Os nomes confirmados foram do Engenheiro Celso Santana (PSDB), para a Secretaria de Infraestrutura; do Engenheiro Ciro Ribas (PP), para o Instituto de Planejamento (IPLAN); do Administrador Eduardo Marques (DEM), para a CPS; e de Márcio Ferreira, para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A definição dos nomes, bem como as atribuições de cada secretário dentro das suas pastas, ocorreu durante uma reunião na prefeitura. “Procuramos atender critérios técnicos, uma vez que são dois engenheiros com grande experiência no serviço público, e que vão atuar em áreas do planejamento e execução de obras, um administrador para a CPS, que precisa ser comandada como uma empresa, e uma pessoa que conhece a cidade e os seus problemas para a secretaria de Serviços”, explicou.
De acordo com Marcelo Rangel, a nova Secretaria de Infraestrutura, por exemplo, vai trabalhar com o planejamento e a execução das grandes obras da cidade, como pavimentação viária, pontes e viadutos. “Ela é uma evolução da secretaria de Obras, já que ela não vai apenas planejar, mas sim também executar as obras, seja através de contratação ou serviços próprios”, explicou Rangel. O prefeito enfatizou também que quer um secretário que esteja nos bairros, perto da população, motivo pelo qual escolheu Celso Santana, que é engenheiro e conhece bem a cidade.
Outro órgão que terá grande importância na elaboração de projetos será o Instituto de Planejamento de Ponta Grossa (IPLAN). De acordo com o prefeito a pasta terá novas atribuições também, atuando em áreas como plano viário, estudo de impacto de vizinhança e plano diretor, tendo uma abrangência maior do que atualmente.
Na reunião Rangel explicou também sobre a extinção da Secretaria Municipal de Obras, que passa a se chamar Secretaria de Serviços Públicos, atuando na manutenção, reparos e limpeza da cidade. “É uma secretaria que vai trabalhar com serviços mais imediatos, como limpeza de terrenos públicos, de bueiros, tapa-buracos e outros serviços”, afirmou. Rangel explicou ainda que a nova secretaria vai incorporar a Agência Reguladora de Águas (ARAS), que atualmente atua na fiscalização da Sanepar.